O Abacaxi (Ananas comosus) é uma espécie tropical da família das bromélias e o Brasil possui a segunda maior produção de abacaxi do mundo. Nesse sentido, os Estados mais produtores no país são, respectivamente, o Norte, o Nordeste e o Sudeste. Sua produção é destinada majoritariamente para o consumo in natura em contrapartida ao resto mundo que dois terços da sua produção é destinada às indústrias.
O abacaxizeiro, sobretudo, é uma planta de clima tropical com origem de regiões mais quentes úmidas. Então, o abacaxi responde melhor em regiões com essas características. Hoje em dia, ele possui adaptação a climas com menor umidade, mesmo resultando em um cuidado a mais.
Todavia, a cultura do abacaxizeiro se mostra com uma alta necessidade mão-de-obra com tratos culturais frequentes e cuidadosos. Além disso, a cultura possui um ciclo relativamente longo e uma boa produção requer conhecimentos específicos aliado a várias tecnologias indispensáveis para obter sucesso econômico à atividade.
Então, é muito importante se atentar a algumas etapas ao iniciar a produção de abacaxi visando o sucesso econômico e, consequentemente, maior lucro.
Características climáticas da Região
As regiões mais favoráveis e, com maior capacidade de adaptação, para o cultivo comercial do abacaxi no Brasil compreendem desde a região Norte e Nordeste do país até a altura de Ponta Grossa no Paraná.
A planta suporta até 40°C por sua adaptabilidade ao clima tropical, mas o aumento da temperatura pode resultar na queima das folhas e frutos. Em contrapartida, a planta não suporta temperaturas abaixo de 0°C, o qual resulta no atraso e numa menor produção.
Nesse sentido, para uma produção adequada, o abacaxi necessita de uma variação diária de temperatura de até 14°C para melhorar a qualidade do fruto em relação ao teor de açúcar e acidez. Regiões com essas características são recomendadas antes da sua implantação.
Enfim, ao fazer o calendário produtivo da cultura, é indicado que seja focado sua produção nos meses mais quentes. Uma vez que são neles a produção de frutos com maior qualidade.
Índice de chuvas para a produção de abacaxi
Para uma melhor produção de abacaxi é necessário pelo menos 1000 mm anuais de chuvas bem distribuídas com alto índice na época do desenvolvimento da planta e após o florescimento. Durante a abertura floral do abacaxizeiro, a redução de chuva é um fator importante para evitar o aumento de doenças como fusariose, por exemplo.
A cultura do abacaxi responde bem em regiões com umidade acima de 75% devido à melhora do crescimento da planta e à captação de água pelas folhas por condensação. Entretanto, umidades mais elevadas podem aumentar o índice de doenças fúngicas e bacterianas.
Como o sistema radicular do abacaxi se concentra na parte superficial do solo (20 cm do solo), é fundamental se realizar uma drenagem adequada e evitar que haja o encharcamento do solo. Uma má drenagem pode resultar no apodrecimento das raízes e, em níveis mais extremos, a morte da planta por contaminação do fungo Phytophthora.
Qualidade do solo para produção de abacaxi
O abacaxi responde bem à solos que possuam cerca de 70 cm de profundidade efetiva para evitar o encharcamento, além de terrenos com até 5% de declividade.
Em características químicas, a cultura do abacaxi possui preferência por solos mais ácidos com pH de 4,5 a 5,5 e bem exigente em nutrientes.
Além disso, o solo necessita não apresentar incidência de gomose, visto que é a principal doença da cultura e pode resultar na perda parcial ou total da produção de abacaxi.
Por fim, ao se implantar a cultura, é necessário introduzir mudas com boa qualidade e sadias sem a presença de goma ou doenças. Descartando todas as mudas que apresentarem o mínimo sintoma da doença. Se houver dificuldade em identificar a sua qualidade, recomenda-se comprar em viveiros fiscalizados com registro de origem.
Procure um consultor para uma maior produção de abacaxi
Ao adentrar em uma nova cultura de cabeça sem grande conhecimento prévio, entrar em contato com alguma consultoria agrícola e obter auxílio com especialistas no assunto pode ajudar a realizar todos esses passos, além de outros com maior qualidade e cuidado, resultando em uma maior produtividade na sua área.
Gostou das dicas e quer saber mais sobre como produzir abacaxi? Preencha o nosso formulário em nosso site e entraremos em contato o mais breve possível.
Escrito por Tobias Pereira Roque
Gostou do tema? Leia também: