Junto com o início do mês de abril, vem a abertura da janela de plantio para as principais hortaliças (alface, agrião, tomate, salsinha e cebolinha). A expectativa para 2020, frente à 2019, é de crescimento de 1,2% da área das principais hortaliças segundo a Equipe Hortifruti do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) – ESALQ/USP. Com isso, é necessário se atentar em como plantar hortaliças na sua propriedade.
Isso se deve ao momento econômico brasileiro, onde a taxa de juros do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) está no patamar mais baixo da história e encerrou o ano de 2019 em 4,5%. Ademais, houve um aumento do interesse dos consumidores por alimentos saudáveis e “rápidos”, onde se encaixam as hortaliças processadas, auxiliam no aumento da procura para o setor.
Sendo assim, a ESALQ Jr. Consultoria traz 4 dicas práticas de como plantar hortaliças:
Lembrando que se deve sempre recorrer a um profissional para verificar a viabilidade técnica da sua propriedade para a cultura que se deseja plantar, sendo muito importante ter o estudo completo de sua propriedade.
1- Preste atenção na luminosidade ao se plantar hortaliças
Um aspecto importante de como plantar hortaliças está na escolha do local. Este deve ser preferencialmente arejado e sem excesso de sombras. A disponibilidade de sol pode acabar sendo prejudicial, sendo necessário realizar o sombreamento da cultura. Nos últimos anos é crescente a busca de como plantar hortaliças em estufas, pois um sistema controlado é benéfico em diversos aspectos para a qualidade do produto e apresenta um rápido retorno do investimento.
2- Faça uma boa limpeza do terreno
A principal dica de como plantar hortaliças é a higiene: selecione o terreno onde você deseja iniciar e faça a limpeza eliminando plantas daninhas que possam ser nocivas para a sua hortaliça. As plantas daninhas podem ser competidoras, roubando os nutrientes e impedindo um bom desenvolvimento da sua cultura. Entretanto, há diversas práticas para propriedades familiares, podendo ser cultivadas sem a necessidade de muita mão de obra, em uma área pequena e obter renda com a comercialização
3- Diversificação ao se plantar hortaliças
Diversifique sua produção! As hortaliças exibem como grande vantagem a facilidade do produtor de adequar facilmente a sua produção de acordo com a demanda, podendo diversificar a sua produção até em pequenas áreas. Com isso, o produtor tem uma maio segurança em intempéries e consegue manter sempre uma lucratividade.
4 – Boa vizinhança
A última dica de como se plantar hortaliças, está na boa relação com os seus vizinhos. Para ter um bom planejamento, deve-se pensar no futuro, e antes do plantio conversar com seus vizinhos, principalmente se você estiver em um ambiente urbano. Deve-se atentar a possibilidade de escoamento do seu produto na região, visto que o Shelf Life (tempo de prateleira) dessas culturas é muito curto.
Dica extra- Comercialize em feiras seguras devido ao COVID-19
A pandemia mundial, afetou severamente a economia brasileira, e os produtores e comerciantes tem que ser criativos nesse momento. Portanto, uma boa alternativa é a feira segura que permite a comercialização em sistemas convencionais ou drive-thru e evita o contágio pelo COVID-19, garantindo à população o abastecimento e viabilizando o escoamento.
Se interessa pelo tema? Leia também:
Checklist: como cultivar uma hortaliça folhosa
ou
Cultivo protegido : como maximizar sua produção
Gostou das dicas e quer saber ainda mais sobre como aumentar a produtividade das suas plantações? Preencha o formulário em nosso site e nós entraremos em contato o mais breve possível.
Escrito por Alexandre Pedro Mota