Janaina Lustosa Gonçales
Nos últimos anos, o agro tem se destacado no cenário econômico brasileiro devido à sua capacidade de expansão de produtividade. Segundo o CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, cresceu 8,36% em 2021. Destaca-se também, que em meio a pandemia, o agronegócio conseguiu manter a empregabilidade e registra o melhor resultado na geração de empregos em 10 anos, de acordo com a CNA.
Consequentemente, o agro mostra uma boa oportunidade para investimentos visto que é vantajoso e seguro. Se você também quer fazer parte deste ramo, porém não sabe por onde começar, aqui vão algumas dicas importantes para você começar a pensar no seu futuro negócio.
1- Escolha do produto ou serviço
O agronegócio abrange todas as operações realizadas para a produção de produtos de origem animal ou vegetal. Logo, a área se inicia desde a pesquisa científica, passando pelos insumos usados na fazenda como agroquímicos, máquinas e implementos, fornecimento de sementes, além do armazenamento, distribuição, marketing e muito mais.
Por isso, é imprescindível que você busque um conhecimento amplo sobre o segmento que você se interessa, seja de maneira informal (estudando por conta própria ou conversando com outros produtores rurais) ou de maneira formal (fazendo um curso estruturado). Além disso, essa etapa é importante para pensar na solução que você deseja oferecer e conhecer as tendências do agronegócio.
2 – Conheça a realidade do mercado agro
É muito importante avaliar e projetar estratégias operacionais e de inserção do produto no mercado. Para isso, um plano de negócios se mostra necessário para orientá-lo a iniciar sua atividade econômica e estruturar as principais visões para uma análise correta de viabilidade do seu negócio.
Outro benefício que essa estratégia traz é identificar os pontos fortes e fracos da organização e compará-los com a concorrência. Sendo assim, conhecer o mercado de atuação faz com que os riscos identificados sejam minimizados ou até mesmo evitados.
3 – Planeje compras de matéria prima e equipamentos
Outro ponto importante é na hora de comprar a matéria prima e insumos para a produção do seu produto, seja lá qual ele for. Para definir novos investimentos e metas para serem atingidas, deve ser levado em consideração orçamento, fluxo de caixa, análise de dados, entre outros. Ficar atento ao plano financeiro é, sem dúvidas, necessário para a manutenção da saúde financeira da empresa, além de avaliar se suas ações estão tendo sucesso.
4 – Forme uma boa equipe
Se seu objetivo é expandir o negócio, escolha uma equipe qualificada. Um bom trabalho em equipe juntamente com uma boa gestão fará seu negócio alcançar melhor lucratividade e performance.
5- Mantenha o foco no agro
Por último, mas não menos importante, manter o foco é a chave para o sucesso. Começar no agro não é fácil e haverá muitas dificuldades, porém com muito estudo, planejamento e persistência você terá suas recompensas.
”Os sonhos são como uma bússola, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar. São eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permitem crescer.” – Augusto Cury
REFERÊNCIAS
CNA, Superintendência Técnica da. Agropecuária tem a maior geração de emprego dos últimos 10 anos. 2021. Disponível em: https://www.cnabrasil.org.br/artigos-tecnicos/agropecuaria-tem-a-maior-geracao-de-emprego-dos-ultimos-10-anos. Acesso em: 15 abr. 2022.
CNA, Diretoria Técnica da. Agropecuária segue gerando empregos. Em 2021 já abriu 185 mil novas vagas de trabalho. 2021. Disponível em: https://www.cnabrasil.org.br/artigos-tecnicos/agropecuaria-segue-gerando-empregos-em-2021-ja-abriu-185-mil-novas-vagas-de-trabalho. Acesso em: 15 abr. 2022.
BARROS, Geraldo Sant’ana de Camargo. Perspectivas para o agronegócio em 2022. 2022. Disponível em: https://www.cepea.esalq.usp.br/br/opiniao-cepea/perspectivas-para-o-agronegocio-em-2022.aspx. Acesso em: 15 abr. 2022.