Existem muitos tipos de manejo animal. A produção de bovinos de corte no Brasil é predominante baseada em pastagens, o que reduz os ganhos dos animais devido às limitações da forragem. Por isso, o uso da suplementação é uma alternativa que possibilita ganhos zootécnicos, gerando maior rentabilidade para o sistema.
A fase de cria é o primeiro passo para a produção de carne. No Brasil, a cria é feita, na maioria das vezes, de forma extensiva e caracterizada por baixos índices produtivos. Uma alternativa para elevar o peso no desmame e diminuir a idade de abate é a utilização de suplementação adicional para bezerros em aleitamento, como, por exemplo, o chamado creep-feeding. 12 O creep-feeding consiste no fornecimento de concentrado suplementar aos bezerros, em cochos privativos, nos quais as vacas não têm acesso.
Outra técnica, apesar de pouco utilizada no Brasil, é o creep-grazing, que consiste em cercar uma área para formação de uma pastagem de alto valor nutritivo, dentro do pasto das vacas, onde apenas os bezerros têm acesso. Em geral, vale ressaltar que o uso de suplementação na cria é vantajoso, desde que, nas fases posteriores, seja mantido o fornecimento de nutrientes para suprir as exigências dos animais, que, provavelmente, serão maiores se comparadas às dos animais que não receberam suplementação durante o aleitamento.
A fase de terminação (engorda) de bovinos de corte no Brasil ainda é, predominantemente, realizada em pastagens. Portanto, para conseguir abater animais precoces, com bom acabamento e qualidade de carne, é necessário fazer a suplementação, se possível, durante toda a vida do animal. A estratégia de suplementação a ser utilizada deve ser precedida da caracterização da quantidade e da qualidade da forragem disponível. Normalmente, porém, esses animais receberão uma suplementação de 6 a 10 g/kg de peso vivo – PV, a fim de obter altos ganhos de peso de até 1 kg por dia.
Com um manejo animal bem definido e um time de profissionais qualificados para a realização dos processos, você terá um rebanho com bons animais para a produção de corte.
Para mais conteúdos como esse, acesse nosso site!!!