Um plano de negócios estrutura, do zero ou de certo ponto de partida, um negócio para sua inserção ou diferenciação frente ao mercado, buscando seu sucesso através do conhecimento desse mercado e estratégias de vendas e superação da concorrência. Ele diminui o risco da entrada no mercado, dado que organiza todas as informações necessárias para o seu conhecimento prévio e a diminuição de surpresas no quesito concorrência, legislação, demanda e custo de produção, permitindo que o dono do negócio trace estratégias prévias com as informações coletadas.
O passo a passo do plano de negócios consiste em: uma pesquisa e análise de mercado, para que se entenda o tamanho do mercado, as tendências atuais do setor, a relação de oferta e demanda do produto ou serviço oferecido, tanto na região quanto nacionalmente, uma relação dos concorrentes do mercado e suas barreiras de entrada, e por fim, uma análise dos riscos do negócio, como a negociação de fornecedores e clientes, e até mesmo potenciais produtos substitutos; um plano de marketing responsável pela diferenciação do produto ou serviço, fazendo com que este seja previamente designado a sua distribuição em praças ideais, ao público ideal, promovido nos meios de comunicação ideal e vendido ao preço ideal, destacando-se no mercado.
Um plano operacional, que formula todo o processo produtivo, os recursos necessários, pessoas, tempo e riscos de cada operação, desenhando todos os departamentos do negócio e seu mapeamento de processos. E, por fim, um plano financeiro, responsável pela elencagem de custos, despesas e receitas advindas do negócio, analisando-se cenários otimista, realista e pessimista para a validação de premissas iniciais sobre o sucesso do negócio no mercado, e seu faturamento promissor.
O plano de negócios conta com um passo a passo que faz sentido e possui linearidade, a medida que o plano de marketing apenas pode ser construído, como uma estratégia de vendas e posicionamento, se houver uma boa pesquisa e análise de mercado que torne possível o pleno entendimento do mercado, seus entraves e oportunidades. Assim como o plano financeiro deve considerar custos de etapas prévias, como os custos de marketing e de todas as atividades mapeadas no plano operacional.
Escrito por Helena Lima Lozano Ferezini