Plano de negócios é um documento completo sobre a situação real da empresa, envolvendo estudos sobre o planejamento de etapas necessárias para a execução de um negócio com maior grau de confiabilidade que vai desde a análise de mercado até o plano operacional e financeiro do empreendimento. Com esse documento em mãos, é possível proporcionar aos investidores uma sensação de segurança diante de informações reais coletadas com antecedência e orienta quais as atitudes necessárias para atingir os objetivos. Ou seja, além de ser uma análise ideal para iniciar um negócio, a pesquisa também pode efetivamente melhorar a taxa de sucesso dos negócios existentes e fomentar a inovação.
Ao executar o plano de negócios, o planejamento futuro da sua empresa é realizado em estimativas de cinco, dez e vinte anos, considerando questões importantes levantadas no processo. Reiterando, o plano de negócios resulta na maior compreensão dos dados da sua empresa ou negócio e esclarece quais áreas devem ser aprimoradas e quais áreas podem ser mantidas.
O que compõe um plano de negócios?
Como já mencionado, o Plano de Negócios contempla todo o desenho do seu futuro empreendimento, sendo imprescindível para entender a viabilidade e as melhorias práticas para a adentrar seu produto/serviço no mercado. Na ESALQ Júnior Consultoria ofereceremos esse estudo dividido em quatro serviços principais: pesquisa e análise de mercado, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro. A Pesquisa e Análise de Mercado, é responsável pelo entendimento de mercado do negócio, que envolve todo a análise do setor – como barreiras e incentivos legais -, demanda e oferta do determinado produto ou serviço em questão e análise da possível concorrência.
O Plano de Marketing, é responsável pela análise do público-alvo do produto/serviço e a formulação da estratégia de promoção, diferencial de produto, forma de comercialização e precificação. Já o Plano Operacional, desenha todos os processos de produção e setores administrativos do negócio, através de um organograma que mapeia as áreas e departamentos do negócio por meio da estratégia de adequação de funcionários, tempo/recursos ideais e risco de operações. E por fim, o último serviço contempla o Plano Financeiro, que permite a visualização do investimento durante 10 anos de implementação, através de indicadores econômicos calculados pela cotação de custos, despesas e receita possível.
Escrito por Gabrielle Souza