Barbara Ardiane Silva
A guerra entre Ucrânia e Rússia gerou diversos impactos na cadeia produtiva do agronegócio mundial. Dentre eles, o choque na rede de suprimentos e no custo dos alimentos se tornou um fator preocupante para os produtores brasileiros. Os efeitos desse conflito se estendem tanto para a área de produção vegetal, como também para o setor de produção animal. Isso ocorre visto que grande parte dos custos para alimentação de aves, bovinos e suínos provém do consumo de grãos, como farelo e milho.
Considerando a produção e exportação de grãos, a Ucrânia é a quarta maior exportadora de milho e produtora de trigo. Ao somar as quantidades exportadas pelos dois países, a Rússia e a Ucrânia possuem 17% das exportações mundiais de milho e 28% de trigo. Esse valor impacta na alta dos preços no mercado futuro não só dessas commodities, como também repercutindo no preço da soja, óleo vegetal, entre outros.
Entenda como a guerra influencia o setor de commodities (base para a produção animal)
Com o bloqueio no mercado e sabendo da importância do milho para a nutrição animal, a escassez do produto no mercado mundial terá grande influência no aumento do preço para transformá-lo em proteína. Aproximadamente 70% dos custos de produção de frangos, 65% dos custos de produção de suínos e 25% da pecuária intensiva são vinculados ao milho. Assim, a interrupção do fluxo dos grãos e o aumento de 5% do preço desse insumo no mercado interno trouxeram grandes dificuldades para os criadores de suínos e aves, bem como as indústrias de processamento de carne no que tange os custos de produção.
Conhecido como o maior produtor de grãos, principalmente de soja e milho, o Brasil também é um dos principais fornecedores de proteína animal, como carne e frango. Sendo assim, o país sofreu diversas consequências devido à dependência de fertilizantes, dos quais 80% são importados da Rússia para a cadeia produtiva desses alimentos. A importação de fertilizantes, um dos principais produtos utilizados para as plantações, sofreu os mais variados impactos com o bloqueio das vendas externas. Por conta de sanções ou problemas logísticos, poderão se manter ou aumentar ainda mais os elevados patamares de preços.
Além disso, houve a disparada no preço de outras commodities, como o petróleo e o gás natural, e a desvalorização do real devido às implicações inflacionárias. Logo, o conflito também teve grande influência no frete internacional, uma das variáveis que compõe o custo dos produtos agrícolas. Assim, com as inúmeras preocupações quanto ao aumento dos preços, a invasão da Ucrânia pela Rússia trouxe um momento sensível para o setor rural.
Repercussão e perspectiva para o setor de produção animal
Diante do exposto acima, os impactos mundiais da guerra entre Rússia e Ucrânia implicaram em influências diretas nos preços mais baixos de proteínas, como carne de frango e ovos. Também, houve influência no custo da produção de commodities no Brasil, alimentos que são a base para a produção de ração animal. Considerando as exportações brasileiras de carne aos países da zona de litígio, diversos contratos de fornecimento de carne foram retidos. Com isso, foram retidas milhares de toneladas em armazéns de indústrias, portos brasileiros e em águas internacionais sem uma previsão para a entrega final das mercadorias.
De acordo com o Valor Econômico, em 2021, a indústria de carne bovina brasileira exportou 4,6 mil toneladas, obtendo uma receita de US$ 15,4 milhões. Esse valor superou o ano anterior em 34%. Desse montante, no que tange as exportações para a Rússia e a Ucrânia, houve um aumento de 13%. No entanto, é importante salientar que esse valor deverá sofrer grandes alterações em razão ao conflito entre os dois países.
Ainda, de acordo com o analista da Safras & Mercados, Fernando Iglesias, a repercussão do conflito dependerá da duração dos ataques. Isso trará influências acerca da instabilidade nos valores das commodities agrícolas e, consequentemente, para o setor de produção animal. Desse modo, para que o mercado se estabilize no momento de tensão, é importante que o setor receba ajustes produtivos para controlar o aumento de preços de produtos.
REFERÊNCIAS:
Prepare-se: guerra entre Rússia e Ucrânia vai fazer a carne ficar mais cara
FDR – site – 14/04
Canal Rural – site – Guerra entre Rússia e Ucrânia vai onerar pecuaristas brasileiros, diz CNA
Canal Agro – site – Guerra na Ucrânia impacta agro e preços de alimentos no Brasil
Como o conflito entre Rússia e Ucrânia afeta o agro brasileiro – Valor econômico – site
Rússia invade Ucrânia: impactos por setor – Xp investimentos – site
IMAGEM
Itaú – site – Radar agro: reflexões iniciais sobre Rússia, Ucrânia e Agro
Tensão entre Ucrânia e Rússia pode encarecer ainda mais os alimentos – CNN Brasil – site
Guerra na Ucrânia será ‘catastrófica’ para alimentação global, diz gigante dos fertilizantes – BBC News Brasil – site
Como a guerra Rússia-Ucrânia afeta a agricultura de SC
Agrolink – site – Como o conflito entre Rússia e Ucrânia afeta o agro brasileiro
Valor Globo – site