Rafael Grecco Farsoni
É notório que a produção animal vem se intensificando, o que afasta do mercado lucrativo os produtores que não fornecem suplementação alimentar aos seus animais. Com isso, muitos produtores buscam alternativas para manter uma produção intensiva, porém sem elevar muito os custos de produção. Nesse cenário tornou-se frequenta e dúvida “Devo produzir o alimento e suplemento animal em minha própria fazenda?”
Para entender essa questão deve-se compreender as vantagens e desvantagens de se produzir alimento e suplemento animal na própria propriedade, informando-se sobre qual tipo de suplemento é vantajoso, e se algum deles acaba sendo prejudicial à lucratividade do produtor.
Sendo assim, para melhor entendimento, divide-se os alimentos e suplementos animais em três ramos, silagem, ração e sal mineral. Desse modo, será exposto as vantagens e desvantagens da produção desses tipos de alimento e suplementos animais na própria fazenda.
Silagem: vantagens e desvantagens de produzir na própria fazenda
A silagem tornou-se uma possibilidade de alimentação do gado, voltada principalmente para o período da seca, no qual as pastagens estão menos nutritivas, sendo necessário suplementação. Assim, muitos produtores acabam separando um pedaço de sua propriedade para o cultivo de milho ou cana-de-açúcar, culturas utilizadas para a produção de silagem.
Essa prática, tende a reduzir os custos com a compra de suplementos animais, podendo apresentar uma redução de até 50% do valor gasto com suplementos comprados. Segundo Caio Monteiro, pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em via de regra, o produtor que consegue produzir a sua silagem na propriedade apresenta um custo de produção menor. “Se ele tem todo maquinário disponível e tem área produtiva na fazenda dele, com certeza se torna mais vantajoso. E também consegue ter um controle melhor da sua produtividade e da qualidade desta forragem que irá conservar durante o processo de ensilagem”, afirma Monteiro.
Todavia, para realizar esse cultivo, deve-se utilizar uma parcela de sua área, logo, isso resulta em diminuição da área de pasto. Ademais, a produção de silagem requer maquinários para o plantio e colheita da cultura escolhida e local para o armazenamento, além de necessitar conhecimentos técnicos sobre o processo de produção do silo, o qual se for feito de maneira errada pode resultar em perdas, em decorrência de fermentação da silagem.
Sendo assim, pelo o que é visto, a tendência da produção da silagem é mais efetiva quando se há experiência e qualificação do produtor.
Ração: vantagens e desvantagens de produzir na própria fazenda
A ração é um produto utilizado tanto por produtores que optam pelo confinamento animal, quanto pelos que necessitam de suplementação para o sistema de pastagem.
A fim de diminuir os custos com ração, muitos produtores têm optado pela instalação de uma fábrica de ração em sua propriedade, o que diminui os custos e permite a formulação das próprias rações, assim, consegue-se atingir as particularidades da dieta dos animais, produzindo rações específicas a necessidade do rebanho. Além disso, uma fábrica de ração, mesmo que pequena, pode produzir todos os tipos de alimentos concentrados, ou seja, é capaz de produzir em uma mesma fábrica, ração para diferentes fins, sendo possível diversificar as rações, atendendo tanto aos sistemas de cria, de recria e de engorda, quanto à pecuária leiteira.
Para as propriedades que apresentam produção em confinamento, a instalação da fábrica tende a ser mais vantajosa, visto que a ração pode ser o único meio de alimentação desses animais.
Entretanto, para a instalação dessas fábricas é necessário capital para o investimento e para a aquisição de commodities, a partir das quais serão produzidas as rações. O valor para a aquisição de uma fábrica de médio porte, segundo Jean Carlo, diretor comercial da CSJ Fábricas de Rações, varia de R$ 300.000,00 a R$800.000,00. Ademais, é necessário mão de obra especializada e um sistema de fiscalização para certificar a qualidade das rações.
Portanto, viu-se um expressivo aumento na instalação dessas fábricas pelos produtores – 30% de 2019 a 2020, segundo Jean Carlo – o que demonstra uma adesão da instalação das fabricas nas próprias propriedades.
Sal mineral: vantagens e desvantagens de produzir na própria fazenda
O sal mineral é um produto oferecido ao gado tanto em sistemas de pastejo, quanto em confinamento. Nota-se, que o mercado desse produto é dominado pela Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (ASBRAM), a qual representa 70% das indústrias de suplemento no Brasil.
Assim, produzindo sal em sua própria fazenda, o produtor deixa de depender dessas indústrias, logo, no caso de falha na produção pela ASBRAM, o produtor ainda consegue oferecer sal para seus animais, então, passa a depender de sua própria produção.
Porém, segundo artigo publicado pela Scot Consultoria, escrito pelo pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Sérgio Raposo, para se misturar o sal em sua própria propriedade, deve-se ter equipamentos e máquinas específicas, que sofrem depreciação pela elevada quantidade de sódio presente no sal, mão-de-obra qualificada e um sistema de qualidade rígido, para garantir a eficácia do produto, sendo assim, é necessário um montante de capital para o investimento.
Desse modo, Ademar Leal, presidente da ASBRAN, afirma que somente a produção de um elevado volume de sal justificaria os investimentos do fazendeiro em optar por misturar sal na própria propriedade, seja para semi-confinamento ou confinamento em si.
Referências
MAIO, Ana. Vale a pena investir em silagem? Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/41387045/vale-a-pena-investir-em-silagem. Acesso em: 11 abr. 2022.
OLIVEIRA, Andréa. Produza silagem na própria fazenda e economize mais de 50%. Disponível em: https://www.tecnologiaetreinamento.com.br/pecuaria/alimentacao-pecuaria/produza-silagem-na-propria-fazenda-e-economize-mais-de-50. Acesso em: 11 abr. 2022.
RURAL, Canal. Saiba como produzir sua própria silagem e lucrar. Disponível em: https://www.canalrural.com.br/programas/saiba-como-produzir-sua-propria-silagem-lucrar-70380/. Acesso em: 11 abr. 2022.
RURAL, Canal. Vale a pena “bater” o sal mineral na própria fazenda? Disponível em: https://www.girodoboi.com.br/destaques/vale-a-pena-bater-o-sal-mineral-na-propria-fazenda/. Acesso em: 11 abr. 2022.
TEIXEIRA, Silvana. Implantar uma fábrica de ração na fazenda é vantajoso? Disponível em: https://www.cpt.com.br/cursos-bovinos-pastagensealimentacao/artigos/implantar-uma-fabrica-de-racao-na-fazenda-e-vantajoso. Acesso em: 11 abr. 2022.VILLELA, Renato. Fábrica de ração na fazenda é economia. Disponível em: https://www.portaldbo.com.br/fabrica-de-racao-na-fazenda-e-economia/. Acesso em: 11 abr. 2022.