Em um estudo de viabilidade econômica financeira, buscamos avaliar se um negócio é viável ou não, através da obtenção de uma projeção do seu comportamento frente ao mercado. Esse Estudo deve ser realizado sempre que um novo projeto estiver em fase de avaliação, sendo ele tanto a expansão do seu negócio quanto a própria abertura da empresa. O grande benefício desse tipo de análise é conseguir visualizar através de projeções e números, o real potencial de retorno do investimento em questão e, portanto, obter uma segurança a investimentos. Por isso vamos mostrar 6 motivos para a realização de um projeto de viabilidade econômica antes de investir!
1) O quanto investir?
Um dos pontos principais de um projeto de viabilidade econômica, é o levantamento de custos que o investimento desejado irá implicar, com isso há a comparação de diversos investimentos, culturas atreladas aos custos de implementação que estes irão trazer ao investidor, portanto esse projeto faz com que quem esteja pensando em investir já tenha uma base de quanto irá ter que desembolsar para isso.
2) O quanto irei ganhar?
Após os levantamentos de custos iniciais e fixos, podemos prever produtividade baseada na cultura ou investimento que o cliente deseja, com isso atrelado aos preços de mercado, há uma previsão de receita e posteriormente o lucro, fazendo com que seja possível gerar um fluxo de caixa para um determinado tempo, geralmente previsto para 10 anos, ou mais dependendo do tipo de investimento.
3) Em quanto tempo terei lucro?
Essa é uma pergunta que pode ser sanada com um projeto de viabilidade econômica, pois após o levantamento dos custos do projeto e da previsão do fluxo de caixa, há as análises dos indicadores, sendo eles o VPL (Valor Presente Líquido), a TIR (Taxa interna sobre investimento) e o Payback, este último faz o com que o investidor saiba em quanto tempo seu investimento levará para pagar e sanar todos os custos e investimentos iniciais alocados nele, e em quanto tempo começara a dar lucro ao investidor.
4) Para quem vender?
Após essas três etapas realizadas, há o estudo de escoamento dos investimentos analisados no projeto, ou seja, atrelamos o que o cliente deseja investir ou produzir, com a região que ele se situa, com isso o projeto oferece ao cliente possíveis compradores para sua produção, os quais são contatados durante a realização do projeto para saber o nível de aceitação do produto.
5) Investindo com segurança
Agora que já sabe o quanto irá investir em determinada cultura, os possíveis ganhos, em quanto tempo irá ter o retorno do investimento e até para quem possa escoar a produção, o projeto se mostra uma grande ferramenta de segurança, ainda mais em tempos de crise, dar um tiro no escuro não é das melhores opções, por isso o projeto de viabilidade econômica se torna um grande trunfo para que o investimento seja mais seguro e certeiro.
6) Estudo atrelado ao perfil investidor do cliente
Além de tudo isso, todo projeto apresentado, quem toma a decisão é você, ou seja, desde o começo do estudo, as possíveis culturas analisadas são selecionadas juntamente com o cliente, e na entrega do projeto apresentamos os diversos cenários, então terão opções onde há maior investimento inicial, gerando maiores ganhos mesmo com um retorno em um tempo maior, mas também há investimentos menores, com menores ganhos, mas os quais geram lucro em menos tempo, por isso a decisão é sempre atrelada ao perfil investidor do cliente, o qual tomará com base essas analises para fazer o investimento mais preciso e com a sua cara!
Ficou interessado? Veja nossa demonstração de análise econômica na prática!
Para consultoria sobre investimento no agronegócio brasileiro e maior assertividade nas tomadas de decisões, entre em contato conosco através do formulário.
Escrito por João Victor Rodrigues Lima de Oliveira.