Ao realizar um investimento o principal desejo de você investidor é obter ganho financeiro! Atividades agrícolas também devem ser vistas como possíveis investimentos, pois após um certo período de tempo fornecem retorno financeiro variado, cabendo a você futuro investidor analisar as premissas corretas antes de realizar o seu investimento.
Existem inúmero tipos de investimentos que podem ser realizados de forma muito eficiente e rentável,bastando apenas, uma boa gestão/controle, para garantir sua eficácia. O agronegócio se mostra com um desses investimentos! O produtor rural que não considera sua produção agrícola ou animal como investimento está fadado a sofrer grandes prejuízos em sua atividade econômica.
O retorno financeiro proveniente de uma atividade agrícola é o motor de uma fazenda com bons resultados, investimentos em novas produções, são extremamente dependentes dos retornos obtidos com os investimentos que já estão em execução. Cabendo assim ao produtor ser extremamente rigoroso na analise de seu portfólio.
Neste conteúdo você vai aprender a:
1. O que realmente significa retorno financeiro e qual sua importância?
2. Como saber se um negócio está gerando retorno financeiro?
3. Porque devo fazer uma análise econômica antes de realizar um investimento?
4. Como posso fazer essa análise em minha produção agrícola?
O que realmente significa retorno financeiro e qual sua importância?
Retorno financeiro é nada mais, nada menos o sucesso obtido de um investimento, no caso do agronegócio podemos compara retorno financeiro ao lucro liquido obtido da venda da produção de soja obtida, como já foi tratado acima o retorno financeiro é essencial para a continuidade de um investimento, cabendo ao produtor analisar de forma eficiente se é valido a continuidade do mesmo ou não, em alguns casos se faz necessário a redução do investimento, transportando para o agronegócio, a redução da área plantada de milho por motivos de falta de capital para compra de insumos necessários para a área.
Cabe ao investidor, como já descrito, a função de analisar o panorama do investimento (produção) e decidir o futuro da mesma, baseando-se no retorno financeiro que ela pode gerar ou não!
Como saber se um negócio está gerando retorno financeiro?
Um dos métodos eficientes para saber se propriedade esta gerando retorno financeiro de forma eficiente é a utilização de indicadores! Um indicador muito importante e que é amplamente utilizado é o ROI.
O ROI sigla em inglês que significa Return On Investiment, traduzindo para o bom e velho português, retorno sobre o investimento é um indicador financeiro utilizado na análise econômica de projetos! Um ROI de 50% significa que a cada 1 real investido, obteve-se um retorno de 50 centavos. Calcula-se o ROI da seguinte maneira (Retorno do Investimento – Custo do Investimento).
Já se viu na posição de ter que conseguir um financiamento para iniciar uma lavoura? Então esse conteúdo tem tudo a ver com o que você precisa!
Quando surge a necessidade de financiamento para a sua atividade, nasce também a dúvida sobre a validade deste investimento, se o mesmo no curto ou no longo prazo irá se pagar, o ROI é um dos indicadores que pode ajudar a sanar esses tipos de dúvidas, permitindo que você investidor consiga pagar suas contas.
Vamos supor uma situação hipotética! Um investidor recém adquiriu uma propriedade rural e deseja iniciar uma atividade agrícola, foi de escola dele a produção de milho.
O investidor, como recém havia comprado a terra, estava sem capital suficiente para cobrir os custos necessários a implantação, segundo seus cálculos ele precisaria de um montante de 10.000 reais para plantar o equivalente a 4 hectares de milho. O mesmo recorreu ao banco, na onde conseguiu uma opção de financiamento, no qual ele teria de pagar dentro de um ano, o montante de 11.000 reais, sendo assim um juro de 10%.
A produção esperada é de 80 sacas por hectares, sendo assim um total de 320 sacas de milho, o preço de cada saca é de 40 reais, gerando uma receita de 12.800 reais, utilizando-se dos valores fornecidos acima, obtém se um ROI (12.800-11.000)/(11.000) de 16%, ou seja para cada 1 real investido, é obtido um retorno de 16centavos na produção de milho. Demonstrando assim que mesmo com a utilização de um empréstimo para o pagamento dos custos de implantação, obteve-se ainda retorno financeiro suficiente para deixar o projeto viável economicamente.
(Os valores utilizados acima são fictícios e não refletem a realidade. O retorno sobre o investimento, somente pode ser utilizado para comparar projetos que possuem durabilidade parecida, ou seja possuem o tempo de cultivo iguais, por exemplo, pode-se comprara um ROI obtido em uma colheita de milho e o ROI obtido em uma colheita de feijão, já se pode fazer o mesmo ao se compara o ROI de uma plantação de cana e de soja.)
Porque devo fazer uma análise econômica antes de realizar um investimento?
Inúmeros produtores rurais não levam em consideração a realização de uma análise econômica mais aprofundada no momento de iniciar uma nova atividade agrícola, este se mostra um passo fundamental, sem o qual não é possível obter os dados necessário para fornecer insumos para a decisão de iniciar o plantio ou não.
Se faz essencial saber quais serão os seus custos e as quais receitas, tanto no curto, quanto no longo prazo, pois assim consegue-se obter dados muitos relevantes sobre o rendimento da atividade agrícola.
No mercado financeiro projetos de viabilidade financeira, são extremamente comuns, fornecendo insumos valiosos, como o ROI tratado acima, para os futuros investidores, fazendo com os mesmos sejam mais assertivos em suas decisões.
Nas atividades agrícolas os gastos com insumos, serviços e maquinários se extremamente importantes, sendo assim de essencial necessidade por parte do investidor saber exatamente quais serão os seus custos, pois estes impactaram na receita de forma imediata.
Como posso fazer essa análise em minha produção agrícola?
Este é um passo mais aprofundado! Existem inúmero modos de como começar uma analise econômica, mas nós da ESALQ Jr. Consultoria, como já obtemos excelência na realização de analises econômicas e iniciamos pela coleta de dados da propriedade e produção.
A próxima etapa trata da elaboração de tabelas, nesta fase tabelas são organizadas de forma a ficar claro quais informações são necessárias e relevantes para as próximas etapas do projeto. O passo seguinte é a elaboração do fluxo de caixa e a obtenção dos indicadores necessários, aqui é compreendido a fase de organização e listagem das possíveis receitas e dos possíveis custos envolvidos na propriedade ou produção.
Na última etapa é compreendido a elaboração de um resumo executivo que deixa de forma didática as informações coletadas e explica os resultados obtidos em cada uma das fases indicando para o produtor se o mesmo deve realizar a produção ou não, e até quais pontos são chave dentro da atividade econômica desejada!
Acha que poderia estar ganhando menos dinheiro e gostaria de saber como funciona uma comparação de investimentos e analisar a viabilidade econômica de uma aplicação?
Entre em contato conosco preenchendo nosso formulário!
Escrito por Gabriel Melenga.