O Brasil apresenta números expressivos de pomares de citrus que traduzem a grande importância econômica e social que a atividade tem para a economia do país.
Alguns desses números são mostrados concisamente:
A área plantada está ao redor de 1 milhão de hectares e a produção de frutas supera 19 milhões de toneladas, sendo a maior no mundo há alguns anos.
Além disso, o Brasil é o maior exportador de suco concentrado congelado de laranja, cujo valor das exportações, juntamente com as de outros derivados, tem gerado cerca de 1,5 bilhão de dólares anuais.
Tendo em vista tamanha importância, ter uma produção adotando o manejo correto se torna imprescindível para uma maior produtividade e, consequentemente, maior lucratividade.
Portanto, é de suma importância conhecer as principais doenças da cultura do citros, evitando, assim, perdas indesejáveis.
Principais doenças nos pomares de Citrus
Greening: características e sintomas
O greening, também conhecido como huanglongbing e HLB, ataca todos os tipos de citros e não há cura para as plantas doentes. As árvores novas afetadas não chegam a produzir e as adultas, já em produção, sofrem uma grande queda prematura de frutos e definham ao longo do tempo. A bactéria Candidatus liberibacter asiaticus é, atualmente, a principal causadora da doença na citricultura brasileira.
Logo no início, quando o greening foi detectado no país, a bactéria Candidatus liberibacter americanus era a principal, mas ela perdeu importância ao longo do tempo, afetando hoje menos de 1% das plantas doentes.
O sintoma inicial geralmente aparece em um ramo, ou galho, que se destaca pela cor amarela em contraste com a coloração verde das folhas dos ramos não afetados. As folhas apresentam coloração amarela pálida, com áreas de cor verde, formando manchas irregulares (mosqueadas).
O fruto fica deformado e assimétrico, com parte branca da casca em alguns casos, apresentando uma espessura maior que o normal. Além disso, ocorre redução no tamanho dos frutos e intensa queda. É comum a ocorrência de sementes abortadas.
O fruto pode apresentar, internamente, diferença de maturação nas suas partes, ou seja, ter um dos lados maduro (amarelo) e o outro ainda verde. Na casca podem aparecer pequenas manchas circulares verde-claras que contrastam com o verde normal do fruto.
CVC: características e sintomas
A clorose variegada dos citros (CVC), também conhecida como amarelinho, é um dos principais problemas para os pomares de citrus. Essa bactéria está amplamente disseminada pelas regiões produtoras, principalmente no estado de São Paulo.
A bactéria é transmitida para a planta por doze espécies de cigarrinhas, as quais são responsáveis pela disseminação da CVC em todas as regiões citrícolas do país ao se alimentarem no xilema de árvores contaminadas, adquirirem a bactéria e transmiti-las para plantas sadias.
No pomar afetado pela CVC, os frutos ficam duros, pequenos e amadurecem precocemente, podendo perder até 75% de seu peso. Reduzindo assim, a produção do pomar rapidamente. Com o avanço da doença, os frutos ficam queimados e impróprios para a comercialização.
Está presente em quase todas as áreas da citricultura brasileira em intensidades diferentes.
Cancro Cítrico: características e sintomas
O cancro cítrico, causado pela bactéria Xanthomonas citri subsp. citri, afeta todas as espécies e variedades de citros de importância comercial.
As lesões provocadas pelo cancro cítrico são salientes, o que não ocorre na maioria das outras doenças e pragas. Os primeiros sintomas aparecem nas folhas, e é nessas que se encontram em maior quantidade, em comparação com a presença de sintomas em frutos e ramos.
Assim, os impactos desta doença estão relacionados à desfolha de plantas, à depreciação da qualidade da produção pela presença de lesões em frutos, à redução na produção pela queda prematura de frutos e à restrição da comercialização da produção para áreas livres da doença.
Existem outras doenças em citros que podem estar impossibilitando a máxima produtividade. Dessa forma, a ESALQ Júnior Consultoria está encarregada do auxílio de produtores e oferece serviços que possibilitam atingir uma maior produção.
Tem interesse em melhorar a sua produtividade? Leia também
Como a ESALQ Jr. pode ajudar a manter o seu pomar sadio
ou
Contate a ESALQ Júnior Consultoria através de nosso formulário!