A Horticultura é uma combinação de ciência, arte, tecnologia e estética, sendo o ramo da fitotecnia referente às plantas cultivadas de modo intensivo e usadas como alimento, para fins comerciais e satisfação estética. Sendo assim, é necessário manter um pomar sadio para estas obter produção que o mercado irá aceitar.
Dessa forma, é uma atividade que requer manejo intensivo e emprego de mão de obra qualificada, resultando em maiores ganhos líquidos por unidade de área por unidade de tempo.
Planejamento de um pomar sadio
O planejamento de um pomar deve levar em considerações toda uma gama de fatores que irão garantir o mínimo de custo possível com instalação e manutenção, bem como alto retorno econômico no momento da colheita. Para isso, os seguintes fatores deverão ser levados em consideração:
- Genética: espécie, cultivar, mudas, combinação copa com o porta-enxerto;
- Solo: tipo, química e física do solo, topografia (conservação do solo);
- Manejo: espaçamento, irrigação, poda, adubação, tratos fitossanitários;
- Pós-colheita;
- Mercado e comercialização;
- Clima (principal item para a implantação de um pomar, devido ao regime hídrico e térmico da região de acordo com cada estádio de desenvolvimento da cultura).
Zoneamento agroclimático
É responsável por determinar a região ou regiões que satisfazem as necessidades climáticas para o desenvolvimento de uma determinada espécie vegetal.
No Brasil, os trabalhos de zoneamento agroclimático são baseados na caracterização de uma região e/ou cultura, considerando-se os valores de temperatura média do ar (anual ou mensal) e os parâmetros fornecidos pelo balanço hídrico, principalmente deficiência e excedentes hídricos.
Além de servirem como aparato para o metabolismo vegetal, os fatores hídricos e de temperatura também auxiliam na visualização da pressão de desenvolvimento de pragas e doenças que afetarão determinada cultura.
Como nossos analistas podem ajudá-lo a planejar seu pomar
A ESALQ Jr. Consultoria visa realizar projetos personalizados com base na realidade de seus clientes. Dessa forma, ao mencionar doenças, por exemplo, executaremos o levantamento das mais recorrentes da cultura de interesse, comparando estes dados com o histórico da área.
Assim, é possível fornecer métodos de controle viáveis, práticos e seguros, abrangendo desde a aquisição de sementes e mudas tratadas em viveiros, até a manutenção durante o ciclo da cultura e o manejo pós-colheita.
Para melhor visualização, elencamos algumas doenças, com suas respectivas imagens, relacionadas à cultura dos citros:
- Cancro cítrico: (Xanthomonas citri)
Fonte: Fundecitrus
- Clorose Variegada dos Citros (CVC): Xylella fastidiosa
Fonte: Agrolink
- Leprose dos citros: Vírus baciliforme (rhabdovirus)
Fonte: Fundecitrus
- Morte Súbita dos Citros (MSC) – Causa desconhecida
Fonte: ResearchGate
- Huanglongbing (Greening): Candidatus Liberibacter asiaticus e americanus
Fonte: California Citrus Threat
- Queima por elevada radiação em frutos
Fonte: Adapar
- Podridão estilar de lima ácida (Tahiti)
Fonte: Adapar
O manejo de doenças em um pomar de citros exige extremo cuidado em relação à aquisição de sementes/mudas sadias, bem como na seleção dos produtos e dos momentos de aplicação.
Dessa forma, a ESALQ Jr. Consultoria está disponível para fornecer as mais eficazes opções de manter seu pomar sadio, garantindo altas produtividades para o seu negócio. Entre em contato conosco através do nosso formulário!
Escrito por Fábio Brunelli