A bovinocultura de corte é uma atividade comum ao Brasil. Segundo o Senso 2018 do IBGE, o país apresenta um rebanho efetivo de 213.523.056 cabeças. Essa foi mais uma das áreas impactadas pela Revolução Verde, responsável por diversos avanços em genética, manejo, forrageiras etc.
Aos ingressantes na atividade, o questionamento sobre qual a área mínima para se obter lucratividade com pecuária de corte é comum e a resposta é bem simples: depende!
Há vários fatores que influenciam na lucratividade e tamanho mínimo de uma propriedade para que a atividade seja rentável. A seguir, será explicado como cada fator pode afetar sua rentabilidade, sejam eles manejo, forrageira, raça animal, localização da propriedade, preço de compra e venda dos animal, entre outros.
Manejo na Bovinocultura
O tipo de manejo tem tamanha influência e merece atenção, já que deve ser corretamente gerenciado e exige tanto investimento, quanto mão de obra. Como exemplo, pode-se citar o sistema rotacionado em comparação ao extensivo. O primeiro necessita de maior investimento e mão de obra, quando comparado ao segundo.
Forrageira para Bovinocultura
A forrageira escolhida deve ser a mais adaptada ao clima e tipo de solo, manejo e raça animal. Vale lembrar que não existe uma forrageira ideal, mas sim aquela que atende sua propriedade da melhor forma, tornando a bovinocultura mais rentável.
Raça Animal
A raça do animal pode influenciar de várias formas, pois está relacionada diretamente ao consumo e ganho de peso. Existem diversos tipos de animais, devendo-se se escolher aquele mais adaptado à sua propriedade, sendo o clima o critério principal da bovinovultura.
Localização da propriedade
O local da propriedade também influencia diretamente na lucratividade de sua bovinocultura, pois como citamos anteriormente, são as características climáticas do local que definem qual será a forrageira implantada e qual será a raça animal escolhida.
Além disso, possuir uma propriedade distante dos centros de venda de insumos e/ou animais, condicionará um elevado custo de transporte, frete, tornando o produtor menos competitivo no mercado.
Preço de compra e vendas dos animais
Para produtores responsáveis pela engorda na criação de gado de corte, comprar animais por um bom preço é tão essencial quanto conseguir elevado valor de venda.
Além das informações apresentadas, vale ressaltar que em pequenas propriedades pode-se dispor da suplementação, já que o produtor pode não ter pasto suficiente para suprir a quantidade de animais que se deseja implantar. Outra opção seria o confinamento de gado de corte.
Quanto ao sistema rotacionado em sua bovinocultura, é de extrema importância que não haja sub pastejo. Isto é, deixar de realizar a colheita da forragem, ou super pastejo, quando os animais permanecem em um piquete por mais dias que o ideal, acarretando danos ao pasto e prejudicando o tempo de descanso.
Portanto, é de suma importância buscar por profissionais capacitados para o auxílio nas principais tomadas de decisão, sejam elas relacionadas a escolha da forrageira, animais, seu manejo etc.
Gostou do tema e acredita que pode tornar sua criação de gado de corte rentável com a nossa ajuda? Entre em contato com um de nossos consultores.
Escrito por Danilo Ribeiro
Gostou do tema? Leia também: