A produção agropecuária brasileira representa uma atividade muito importante no país. Sendo assim, o agronegócio deve ser visto como uma ótima oportunidade para quem está com intuito de investir, visto que pode atuar desde a cadeia produtiva das culturas até a comercialização dos produtos agrícolas, possuindo, portanto, vários ramos de atuação para investidores que visam ao lucro.
Porém, mesmo nessas tamanhas oportunidades devem existir alguns cuidados para que não se apliquem recursos em atividades não lucrativas, garantindo, assim, um investimento rentável.
O primeiro passo deve ser o conhecimento de sua propriedade. Características relacionadas ao solo e sua disponibilidade, à declividade, à precipitação na região, entre outras, estão relacionadas à tomada de decisão por parte do produtor, pois influenciam diretamente no desempenho e rendimento de uma cultura.
A análise da cultura também é de extrema importância. Tendo em vista que cada cultivo tem suas peculiaridades, analisar o que mais se adequa às características citadas anteriormente acaba por ser um ponto chave dentro de um projeto.
Para a definição mais assertiva, é essencial a realização de uma viabilidade técnica, na qual utilizam-se alguns indicadores agronômicos para ver quais são as culturas que se adequam à propriedade, ou se a cultura que deseja ser implantada é realmente viável.
Além disso, o investidor deve ter consciência sobre a localização de sua propriedade e quais são as vias de comercialização mais próximas e apropriadas para esse investimento, através de um estudo de escoamento.
Em suma, alguns critérios essenciais são:
1 – Análise de Solo
Corresponde à amostragem de solo, para posterior conclusão sobre quais são os nutrientes que estão em maiores e menores quantidades, sobre o pH, a textura que esse solo possui, enquadrando-o no sistema brasileiro de classificação de solos, entre outros aspectos.
2 – Análise das características climáticas
Trata-se de verificar qual a faixa de temperatura frequente para a região da propriedade, a pluviosidade e a umidade relativa do ar que costuma no local.
3 – Análise nas características de relevo
Consiste em diferenciar as cotas que a propriedade possui e adequá-las às faixas de temperatura que influencia a região. A partir das informações sobre a declividade, é possível definir se será possível a utilização de maquinários na produção das culturas, assim como os melhores métodos de cultivo.
4 – Análise de viabilidade econômica
a partir de alguns indicadores econômicos, é possível prever em quanto tempo o investimento inicial seria pago, período também conhecido como “payback”. A viabilidade econômica é um ponto chave para a decisão sobre investir ou não em determinado projeto, pois garante uma análise mais vertical dos custos e receitas de um investimento, bem como fornece certa “previsão” para os anos futuros.
Além disso, realizar uma análise do mercado é de tamanha importância para estipular quem poderia adquirir seu produto. Uma opção para elaborar este estudo são as ligações em estabelecimentos comerciais, garantindo assertividade sobre os prováveis compradores.
Da mesma forma, é de suma importância conhecer quem são seus possíveis concorrentes. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa de mercado de maneira a conseguir elencar todos os estabelecimentos e, ao mesmo tempo, pensar qual o diferencial que seu produto teria em relação aos demais, como qualidade, preço, origem, entre outros pontos. Ter uma diferença marcante no seu produto faz com que ele se destaque frente ao dos concorrentes.
A implantação da cultura também se torna muito importante, pois, mesmo sabendo todos esses itens anteriores, a falha nesse processo resulta diretamente na perda de produtividade dos produtos agrícolas.
Diante deste cenário, o investidor deve sempre buscar um investimento rentável. Para isso, deve-se atentar à viabilidade do mesmo, sabendo quais devem ser suas estratégias para o mercado competitivo, garantindo uma dimensão sobre seu produto dentro deste cenário e, por fim, implantando-o da maneira recomendada pelos manuais de instrução da cultura.
Informações obtidas a partir de livros e conversas com profissionais capacitados na área do agronegócio consistem em um excelente primeiro passo para as pessoas que pretendem investir, mas não conseguem “colocar a mão na massa” por falta de conhecimento técnico.
A ESALQ Jr. Consultoria realiza todos os serviços citados acima, garantindo, assim, auxílio e maior oportunidade de sucesso para quem deseja investir no agronegócio.
Gostaria de saber mais sobre como investir com segurança no agronegócio ?
Entre em contato com a ESALQ Jr. Consultoria preenchendo nosso formulário.
Escrito por Lucca Bello e Pedro Miguel Jacon Laurito
Gostou do tema? Leia também: