Pode-se considerar um produto de alto valor agregado aqueles que demandam mais tempo e dedicação do produtor na sua produção. Podendo ser no preparo da terra, durante os processos de maturação ou até mesmo na delicadeza da colheita.
Outro fator que contribui para agregar um valor à alguma cultura é a raridade ou o quão exótica ela é considerada no país que está sendo comercializada. Essa raridade se deve à falta do costume local de produzir aquela cultura ou por não ser uma cultura típica do clima do país. Por exemplo, a banana no Brasil é muito consumida, mas não tem um alto valor agregado, pois é uma cultura muito fácil de se adaptar no clima que o país tem. Em contrapartida, na Europa, a banana é algo muito valorizado, pois não se tem um clima muito propício para sua plantação, o que a torna mais rara por ter uma produção em pequena escala ou ser importada de outros países.
Por fim, mais um fator que pode contribuir para o preço da cultivar é a tradição da sua plantação. Muitas cultivares tem uma história e uma tradição envolvida em seu plantio e essas técnicas milenares e tradicionais acabam sendo valorizadas no preço final. É algo que acontece em culturas mais antigas como a Uva e a Oliveira, por exemplo, que eram muito tradicionais na Europa e surgiram em plantações de famílias que passaram suas técnicas de geração em geração.
Algumas culturas de alto valor agregado com procura no mercado brasileiro
- Pêra do campo
- Jaboticaba branca
- Physalis
- Romã
- Pitaya
- Amora preta
- Carambola
- Nêspera
- Tâmaras
- Alho roxo
É importante ressaltar que para que essa cultura seja rentável, muitos fatores devem ser avaliados, como região de plantio, para que essa produção seja proveitosa. Além disso, é importante analisar a região de demanda de tais culturas, pois elas tendem a ser mais delicadas e precisam de uma atenção especial para que atinjam os resultados esperados e atenda as expectativas de retorno do investimento do produtor. É recomendado, então, uma consultoria para levantar tais informações cruciais para o desenvolvimento dessas culturas, a fim de alcançar o que deseja.
Escrito por Thaís Pompeu Esteves
Entre em contato com um de nossos consultores especializados e solicite um orçamento!
Gostou do tema? Leia também:
Bom dia,
Muito boa as informação referente a Pitaya, pretendo cultivar alguns pés ou até fazer um pomar.
As informações são claras de forma entendível para leigos.
obrigado,