O que é o cultivo na entressafra?
Em primeiro lugar, o cultivo na entressafra é uma opção rentável para aquela área que fica parada na fazenda após a colheita da cultura principal. Sendo assim, é possível diversificar a renda e melhorar o sistema como um todo. As opções vão desde gramíneas até oleaginosas e leguminosas. Além disso, cultivar culturas na entressafra da propriedade resulta em um maior controle de plantas daninhas e na redução de perdas de nutrientes por lixiviação. Ainda mais durante uma época em que o solo ficaria exposto aos intempéries climáticos.
Todavia, o plantio na entressafra é feito geralmente durante o período de janeiro a fevereiro até agosto a setembro. Assim, veja a seguir algumas indicações de culturas para melhor uso da terra entressafras.
Aveia
A aveia é uma gramínea de clima temperado, que pode ser cultivada em diferentes condições climáticas. São diversas suas possibilidades de uso, desde a produção de grãos e forragem, até a cobertura do solo, funcionando como adubo verde na entressafra. O cultivo é intenso no sul do Brasil, mas em São Paulo tem-se obtido boas respostas com as variedades indicadas. Portanto, com o uso apropriado das modernas cultivares disponíveis, desenvolvidas no Brasil, não há limitações de temperatura para seu cultivo.
Sorgo
O cereal fornece ao produtor uma receita adicional no período da entressafra. A gramínea é também uma ótima opção para a rotação de culturas, principalmente nos casos de ocorrência de problemas fitossanitários, pois quebra o ciclo das doenças e pragas do trigo e do milho, culturas também plantadas no mesmo período. No sudeste do país, se destaca o cultivo nas áreas de renovação da cana, já que o sorgo não concorre com a mesma, mas complementa sua produção.
Feijão
O plantio de feijão na entressafra se tornou uma opção popular no Sudeste e Centro-Oeste por conseguir obter um feijão de qualidade superior ao plantio da safra pela redução da incidência de doenças e melhor preço de comercialização devido à sua época de colheita. O plantio de feijão nessa época necessita ser irrigado por conta da seca. Entretanto, possui uma capacidade de produção de duas a até cinco vezes o que se produziria na mesma área durante a safra. Com esses pontos, o plantio da cultura na entressafra pode se tornar uma opção economicamente viável pelo alto preço de mercado.
Adubo Verde
O plantio de adubo verde na entressafra é uma opção para melhorar a qualidade do solo por meio da preservação da qualidade do solo e redução do consumo de fertilizantes à longo prazo pela melhora da microbiota do solo, além de recuperar solos degradados. Temos então como principal exemplo no Sudeste brasileiro, se conhece o nabo forrageiro com ervilhaca. Sendo o primeiro responsável por auxiliar na descompactação do solo por possuir um sistema radicular profundo, enquanto a ervilhaca é capaz de realizar a fixação biológica de nitrogênio, diminuindo assim, a adubação química no período da safra.
Informações adicionais sobre a entressafra
Por fim, com cultivos na entressafra obtém-se mais opções frente às variações de preço no mercado, aumentando vantagens monetárias e melhorias no sistema produtivo frente ao pousio na entressafra.
Entretanto, vale ressaltar também que a escolha para a melhor cultura da entressafra da propriedade deve ser pautada pela oportunidade econômica da região associada à cultura semeada no verão e as características da propriedade.
Se possui alguma dúvida antes de implantar a sua cultura de entressafra ou quer saber mais sobre a técnica, preencha o nosso formulário e entraremos em contato com você o mais breve possível.
Escrito por Ana Beatriz S. Vasconcelos e Tobias Pereira Roque
Gostou do tema? Leia também:
Milho Safrinha: descubra a sua importância para os produtores