O Brasil possui uma das maiores coberturas florestais do mundo e grande parte dela pode ter potencial produtivo. Sendo assim, o cultivo florestal tem importância tanto como fornecedor de energia como fornecedor de matéria prima para a indústria. Além disso, é a madeira proveniente do eucalipto a responsável pelo abastecimento da maior parte das indústrias florestais do Brasil.
Com isso, podemos notar a importância dos cultivos das espécies de eucalipto no mercado nacional. No entanto, para que o produtor inicie esse cultivo é necessário que ele saiba que existem várias espécies de eucalipto que podem ser adotadas, sendo as mais comuns: Eucalyptus grandis; E. urophylla; E. saligna; E. camaldulensis; E. tereticornis; E. globulus; E. viminalis; E. deglupta; E. citriodora, E. exserta; E. paniculata e E. robusta.
Escolha da espécie de eucalipto
Para saber qual espécie adotar, o produtor deve ter em mente quatro aspectos principais:
Finalidade da Produção: O produtor deve saber desde antes do plantio qual será a finalidade da madeira produzida, e também onde ela será utilizada (indústria madeireira, produção de energia, papel e celulose, óleos essenciais, etc.).
Adaptabilidade: Conhecer a área e saber as condições ambientais do local onde a cultura será implantada é muito importante para o produtor. Também é importante também valores como a temperatura média anual, altitude, latitude, precipitação média anual, e os tipos de solo presentes na região, para que, com isso, adaptando cada espécie a sua região ideal. Ou seja, essas características locais condicionam a possibilidade do cultivo da espécie.
Sistema de Produção: É importante saber para a escolha da espécie qual o sistema de produção adotado, devido à incidência de pragas e doenças que podem afetar o desenvolvimento da cultura florestal quando ela é consorciada com outra cultura.
Rentabilidade: Para um investimento seguro, é necessário conhecer a rentabilidade que o cultivo pode trazer implantando, assim, o cultivo e espécie ideal para maior rentabilidade da produção florestal, bem como o destino dos produtos obtidos, sua logística comercialização.
Gostaria de saber mais sobre como iniciar sua produção florestal?
Entre em contato conosco e saiba mais!
Escrito por Luiza Pecci Canisares