Planejamentos de gastos
Um planejamento de gastos é feito a partir do uso de um conjunto de técnicas e hábitos para melhorar o orçamento pessoal. Por meio dele se mostra possível observar onde o dinheiro foi gasto e planejar como será gasto a partir disso. Ao se possuir uma propriedade agrícola ou um negócio, se mostra indispensável a realização de um bom planejamento de gastos.
Esse conjunto de habilidades se torna um bom aliado para garantir a importância financeira, aumentando a segurança no investimento, permitindo assim, que o investidor tenha menor probabilidade de encontrar problemas no futuro.
Para se realizar um bom planejamento de gastos, se mostra necessária disciplina e educação financeira e, por mais que pareça ser complexo e difícil, é bastante simples de ser feito.
Dicas para fazer um bom planejamento de gastos
Organize suas contas pessoais
Para começar seu planejamento de gastos, utilizando uma planilha do Excel, é necessário inserir os valores das suas despesas e receitas mensais nos últimos meses. Pode ser necessário encontrar algum documento pronto no Google se você não possui tanto conhecimento no assunto ou criar a sua planilha do zero.
É fundamental caracterizar e detalhar muito bem seus gastos e receitas para facilitar a interpretação no futuro. Para funcionar, os detalhes são essenciais.
Após o preenchimento da lista, é necessário fazer uma classificação dos gastos.
Classificação dos gastos
Nas suas receitas, pode se classificar em receitas fixas e variáveis da mesma forma que pode classificar os gastos em gastos fixos e variáveis. Essa organização do seu planejamento de gastos irá auxiliar onde deverá ser feito o corte de gastos.
Defina seus objetivos
Após essa classificação dos gastos, é fundamental estabelecer de forma bem clara o objetivo para qual está sendo feito esse planejamento. Ou seja, é importante que exista algum objetivo final bem definido que justifique realizar esse planejamento de gastos. Seja para investir na sua propriedade, começar um novo negócio ou qualquer outra justificativa. E, após definir se o seu objetivo é de curto, médio ou longo prazo, faça projeções do capital necessário para realizá-lo.
Gastos diários
Após a realização de todos esses passos, é necessário fazer o levantamento diário para gerar um bom banco de dados e futuramente auxiliar à melhorar o orçamento.
Contrapor receitas e gastos
A próxima etapa é gerar gráficos para saber a porcentagem de receita fixa e variável em relação ao total. O mesmo vale para os custos fixos e variáveis. Isso vai auxiliar para identificar a entender se é necessário cortar mais os custos fixos (diminuir um trabalhador fixo que fica ocioso por diversos meses, por exemplo), ou cortar mais os custos variáveis (adubar apenas quando necessário, por exemplo).
Por fim, com a revisão do seu fluxo de caixa, o próximo passo é avaliar onde podem ser cortados os gastos ou, se estiver conseguindo armazenar mais de 15% da sua receita total, é necessário manter esses gastos para conseguir atingir o objetivo final.
Após fazer um bom planejamento de gastos
O próximo passo depois de seguir todas essas dicas é começar uma poupança com o capital não gasto para futuramente investir em algum negócio. Para chegar nesse passo, é necessária muita dedicação e organização. O recomendado é conseguir armazenar pelo menos 15% da sua receita.
Possui interesse em fazer um bom planejamento de gastos? Preencha o formulário e alguém irá entrar em contato com você para te auxiliar.
Escrito por Tobias Roque