Um dos grandes impactantes negativos no retorno financeiro das videiras consiste na não execução ou na execução incorreta do planejamento agrícola. O impacto é ainda maior quando se trata do momento ideal para a colheita de uva, pois, dessa forma, podem resultar frutos de baixa qualidade.
Existe uma vasta lista de produtos derivados da uva, dentre eles o vinho, suco integral, licor, vinagres, geleias e doces. Para essas aplicações citadas são cultivadas diferentes variedades, sendo indispensável o cuidado com o período de colheita da uva, principalmente para vinhos.
Além disso, a importância de estipular e realizar a colheita de uva na época certa pode ser explicada pelo fato de ser um fruto não-climatérico. Não-climatérico significa algo não amadurece após a realização da colheita. Sendo assim, o planejamento agrícola deve envolver o período no qual a fruta apresenta sua maturação ideal ainda na videira.
Acompanhamento da maturação na colheita de uva
O planejamento agrícola trata-se de um método muito eficaz para o gerenciamento da propriedade. Tendo como principal objetivo orientar o produtor em busca de evitar gastos desnecessários e aumentar a lucratividade da produção.
No caso do cultivo de uvas, o planejamento agrícola deve ser cuidadoso e muito detalhado, principalmente no momento da colheita, como já mencionado. Para isso, recomenda-se realizar análises frequentes nos frutos, a fim de obter parâmetros confiáveis da concentração de ácidos e açúcares durante o processo de amadurecimento.
Para essas análises é interessante que sejam colhidos os bagos de uvas de forma aleatória em pontos distintos dos cachos e da área produtiva. Se possível, o colaborador que exercer essa atividade deve estar vendado para não optar por colher uvas mais maduras.
Esse processo será repetido inúmeras vezes durante cada safra, porém quanto mais se aproxima da maturação, menos frequente será a amostragem e análise. Os dados que se referem a gradativa maturação das uvas estarão apresentados nos resultados laboratoriais, que acusarão constante diminuição na quantidade de ácidos e maior concentração de açúcares.
Com isso, será possível observar em gráficos curvas ascendentes ou descendentes, que irão mostrar de forma simples o momento ideal para a colheita de uva, dependendo do destino desta.
Colheita
Quando o momento da colheita da uva, estabelecido pelo planejamento agrícola, é alcançado, os cuidados com esse processo são extremamente importantes para que resulte no maior lucro possível.
Para isso é importante que a colheita seja realizada manualmente e ocorra, de preferência, no período da manhã ou em dias mais frescos, pois o elevado calor pode ser nocivo para as frutas após serem colhidas.
Além disso, os cuidados pós-colheita também devem ser ressaltados, pois participam do planejamento agrícola e estão diretamente ligados a qualidade final do produto. Sendo assim, após a retirada das frutas no campo, é muito importante que sejam selecionadas e encaminhadas diretamente para uma unidade beneficiadora. Também deve-se atentar ao método de transporte e embalagens, garantindo que as uvas cheguem em seu destino com as mesmas características que em campo.
Para auxiliar nesse processo, no planejamento agrícola pode estar contida a possibilidade de ser realizado um resfriamento rápido das uvas, pois garantirá que as características sensoriais e físicas das frutas sejam mantidas. Além disso, o resfriamento pode auxiliar no processo de formação dos vinhos, principalmente no esmagamento das uvas, já que retarda a atividade enzimática.
Com isso, pode-se concluir que a qualidade das uvas durante a colheita e o pós-colheita irá refletir diretamente no lucro do agricultor. Portanto, quanto melhor elaborado for o planejamento agrícola, melhor será determinado o ponto de maturação para a colheita de uva e os tratamentos subsequentes, garantindo assim, a obtenção de uvas de qualidade maior, bem como lucratividade com a produção.
Escrito por João Victor Martinez Valeriano