Já colocou na cabeça que sua produção de leite pode não estar rendendo em sua máxima produtividade? Recomendamos este contéudo elaborado pela Esalq Jr. Consultoria fornecerá para você uma noção de que rumo tomar para atingir bons resultados e ter sucesso no mercado de gado de leite.
Importância do leite para a sociedade
O setor da pecuária em geral pode ser considerado como um dos pilares mais importantes do setor do agronegócio na economia brasileira, podendo destacar atividades de criação de gado, que que pode ser feita para corte ou produção de leite.
O leite é considerado como um dos alimentos mais importantes na dieta de todo brasileiro, presente em praticamente todos os dias na mesa da maioria das pessoas e também nas prateleiras dos supermercados.
Pode-se dizer então, que o investimento nesse setor é uma atividade vantajosa e com grande potencial de lucro, pois sabemos que seu consumo é gigantesco em praticamente todo o Brasil, dando uma certa garantia de vendas, tendo uma tendência crescente de consumo e maior demanda do produto, tornando o investimento cada vez mais atrativo, pelo fato da pecuária leiteira poder ser desenvolvida em pequena ou larga escala, dando oportunidade de adaptação para sua realidade econômica.
Impulsionando sua capacidade produtiva
A verdadeira dificuldade na venda do leite não está somente nesta etapa, mas sim produzir todo o potencial leiteiro do rebanho. Para que isto aconteça, deve-se fornecer boas condições para o desenvolvimento do gado, mantendo os animais saudáveis e bem alimentados. Dessa forma, nós da Esalq Jr. Consultoria, elencamos as principais estratégias que você deve realizar para obter altas produtividades de leite de maneira sustentável e econômica.
O primeiro passo para conseguir grandes produtividades leiteiras é a escolha do gado. Caso seu desejo for implantar um perfil mais industrial na produção leiteira, será necessário fazer um investimento mais alto, começando na escolha dos animais com boa genética para a produção de leite e que sejam adaptados nas condições climáticas da sua região, além de um investimento na parte de toda a infraestrutura – Máquinas, equipamentos e softwares qualificados para controle leiteiro – que irá suportar o rebanho.
O gado de leite também precisará de uma alimentação de extrema qualidade e proveniente de fontes confiáveis, para que não ocorra problemas fitosanitários. Esta alimentação deverá suprir toda a demanda nutricional e proporcionar boa estabilidade corporal. Alguns exemplos de suplementos utilizados na pecuária são: Ureia,
Outra fonte de alimento muito importante é o pasto. A escolha da forrageira ideal para a região e para a espécie bovina é crucial para o sucesso do rebanho. Além disso, o manejo da rotação dos piquetes, a correção e adubação do solo, como também a entrada e saída do rebanho no momento ideal, são ações que também impactam profundamente no resultado final. Garantir um espaço adequado e sombreado para a locomoção e descanso dos animais contribui para o bem-estar, fato que está muito ligado com o aumento da produção de leite.
O primeiro passo é ter um auxílio de um profissional veterinário, o qual irá garantir todas as vacinas necessárias para que o rebanho não contraia nenhuma doença e fique completamente saudável durante todo o ciclo produtivo.
As Matrizes – Criação de Gado de Leite
Adentrando um pouco mais na questão da escolha da espécie do gado, elencamos as principais raças utilizadas para esse fim:
- Pardo Suíço;
- Holandesas;
- Girolando;
- Zebu leiteiras;
- Guernseys;
- Holstein (Holandesa) ou Jersey.
Controle de Produção
É muito importante a adoção de métodos para acompanhar a evolução produtiva individual e coletiva do rebanho, mensurando de tempos em tempos, a produção de leite de cada vaca em lactação.
Além disso, conhecer o período de lactação de cada vaca irá permitir a você, classificar seus animais por produtividade e destacar os que têm melhor desempenho, manejo que vai servir para orientar os futuros descartes. Além disso, pode contribuir como um parâmetro estratégico para alterações no manejo das atividades e adequação destas de acordo com a produção registrada.
Controle da Reprodução
O manejo e controle da reprodução é também um fator importantíssimo para o sucesso da produção, pelo fato de que para uma matriz estar produzindo leite é preciso antes ela ter passado por um processo de monta, diagnóstico e parto.
Estrutura
A estrutura possui importância crucial também para o sucesso de toda a cadeias do leite em sua propriedade. Dessa forma, para garantir que seu gado tenha todos os cuidados necessários, deve-se dar atenção para todo o suporte em que ele será submetido.
Como já comentado, é muito importante garantir uma área com pasto de qualidade, além de bom espaço para a locomoção dos animais e também para as obras, como a construção de um curral e de um estábulo. Estes devem ser equipado com cochos e bebedouros para disponibilizar os alimentos e a água para os animais, sendo recomendado também, ter estes itens espalhados pelo campo quando o gado for criado solto.
Quando tudo já estiver estruturado, é aconselhável adquirir equipamentos para ordenhar as matrizes, e máquinas para transportar o feno, pois são utensílios essenciais para começar a evoluir sua produção de leite.
Ordenha
A escolha da ordenha de gado de leite é de extrema importância para uma boa produção. De forma a não comprometer a qualidade do leite, tal operação deve ser realizada com o máximo de higiene, necessitando a higienização do local diariamente para evitar o acúmulo de microrganismos.
A higienização da máquina de ordenha também deve ser realizada logo após o uso e o responsável pela operação tem que manter as mãos livres de qualquer sujeira.
Alimentação e Saúde Animal
Como já comentado, para o obter grandes produtividades de leite, a alimentação básica dos animais deve começar com um pasto de qualidade e livre de substâncias tóxicas. Além disso, é muito importante manter os cochos sempre higienizados, evitando deixar restos de alimentos que podem fermentar e fazer mal aos animais.
Manutenção
Dentro da questão de ter o acompanhamento de um veterinário regularmente, destacamos também, a importância da realização dessas consultas mensalmente, garantindo um bom acompanhamento do desenvolvimento dos animais, permitindo a verificação de suas saúdes e também, do que pode ser feito para aumentar o volume de produção de leite.
Conclusão
Com todas essas dicas, ficou facil de percerber que trabalhar com gado de leite não é uma tarefal facíl e simples, exigindo grande anteção e cuidado em todas as suas operações. Quando todas as etapas são planejadas e realizadas corretamente, pode-se obter altas produtividades, fato que garante alto potencial lucrativo.
É muito importante fazer o registro de todas as atividades, resultados, gastos e produções que ocorrem na fazenda, pois isto ajudará você a consiguir mensurar todo o resultado do seu manejo e ter uma noção de como a efetividade dos seus planejamentos estão ocorrendo. Dessa forma, é muito importante anotar todos os seus resultados, fazendo registros de todo o histórico produtivo e reprodutivo e também dos valores recebidos e gastos, para conseguir realizar uma análise posterior e obter os resultados relevantes para o negócio, armazenando todos esses dados relacionados ao rebanho.
Para o bom gerenciamento da propriedade, atualmente existem inúmeros softwares que permitem todo controle através da plataformas gerenciais, como por exemplo: cadastro de animais, compra e venda, vacinas, financeiro e máquinas. Isso acaba por facilitar o gerenciamento do rebanho e simplificar as análises de dados através de relatórios gerados automaticamente pelo sistema, facilitando as tomadas de decisão e planejamento das atividades.
Gostou do tema? Leia também: