A safra 2020/2021 está apresentando resultados expressivos e com crescimento contínuo para a agricultura brasileira. Até o final deste ano, a receita do agronegócio deve atingir R$490 bilhões, número que representa um crescimento de 22% em relação ao ano de 2019. Para o próximo ano, as previsões são ainda mais otimistas: o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê uma expectativa de crescimento de 3,2% no Produto Interno Bruto do setor. Já os dados da MacroSector Consultores revelam que o valor total obtido com o agronegócio em 2021 deve atingir a marca de R$529 bilhões.
Os principais grãos que devem crescer ainda mais no próximo ano são a soja e o milho, com um crescimento de 10,5% e 9,1%, respectivamente, segundo previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ainda de acordo com o Conab, as exportações também de produtos agrícolas também devem crescer no próximo ano. O grande destaque fica por conta da soja, que deve atingir a exportação recorde de 86,79 milhões de toneladas, além do aumento no consumo interno impulsionado pelo avanço da produção de biodiesel.
O investimento em desenvolvimento de pesquisas para novas tecnologias é uma grande crescente em 2021. O Brasil tem uma agricultura de qualidade, com alta produtividade e quantidade, capaz de atender às necessidades de alimento do mundo. Entretanto, a agricultura está dividida em dois blocos, a avançada e a familiar, que carece ainda de tecnologia. Dessa forma, instituições do setor, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), devem concentrar esforços para aumentar a assistência técnica na agricultura familiar, a fim de atualizar práticas que, do ponto de vista do conhecimento científico, já não são as mais adequadas.
Dentre essas tecnologias seguem 4 tendências que estão ganhando cada vez mais espaço no agronegócio brasileiro:
- Fertilizantes sustentáveis
Além disso, os fertilizantes sustentáveis também se destacam como uma importante tendência para o mercado de produtos agrícolas em se falando de preservação ambiental.
Esses fertilizantes não provocam nenhum tipo de dano ao meio ambiente, como é comum em fertilizantes que utilizam produtos químicos em sua composição e acabam contaminando o solo, água e ar.
- Biotecnologia
Em resumo, biotecnologia no contexto do setor agrícola é o conjunto de tecnologias usadas nas fazendas que envolvem processos biológicos ou químicos. Ela tem como principal objetivo aumentar a produção de alimentos e preservar os recursos naturais.
- Drones e sensores
Desde já sabe-se que o uso de drones nas fazendas está em ascensão. Afinal, o uso dessa tecnologia permite ao produtor rural monitorar cada metro quadrado de uma plantação de forma muito mais fácil, ágil e de diferentes ângulos.
- Aplicativos mobile
Por fim, uma outra novidade que promete ser tendência em 2021 e que promete fortalecer a transformação digital no setor agro é o uso de smartphones e tablets em integração com soluções já existentes no mercado agrícola.
Escrito por: João Vitor