Beatriz Bonetto Fernandes
Os herbicidas são substâncias químicas ou agentes biológicos que cessam ou suprimem o crescimento de algumas espécies de plantas. Assim sendo fundamentais, por exemplo, para o controle de plantas daninhas e mesmo para processos finais de algumas culturas, como a dessecação da soja. Em virtude disso, o cenário de preços e disponibilidades desses insumos influenciam diretamente no sucesso das safras encaminhadas e pelas vindouras.
O fim de 2021 e começo de 2022 foram marcados pelo atraso na entrega de insumos colocando em risco a safra 2021/2022. Tal adversidade, principalmente, ocorreu devido às consequências da pandemia no aspecto do mercado e da crise energética que a China enfrentou. Por ser um país influente na fabricação e fornecimento de insumos e matérias-primas, a China paralisou sua produção, encareceu a comercialização e retardou a entrega dos seus produtos.
No âmbitos dos herbicidas, por sua vez, essa delonga gerou insatisfação e preocupação para os produtores. Esse cenário deve-se à carência, por exemplo, da Atrazina, que é o principal herbicida para cultura do milho, por ser o único capaz de controlar daninhas e soja RR voluntária. Sendo o milho safrinha responsável por suprir mais de 70% do mercado nacional, a falta desse insumo gera prejuízos tanto para o consumidores finais, produtores e à indústria de proteína animal, de acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil). Além disso, destaca-se a exiguidade do Diquat, utilizado para dessecação da soja. Ademais, registrou-se o desprovimento de glifosato, que contou com aumento de 233% em 2020 por dificuldades na logística devido a pandemia, conforme Canal Rural.
A falta desses produtos, portanto, incluindo a atual crise de fertilizantes resultante do conflito entre Rússia e Ucrânia, pode comprometer a produção rural brasileira- que é o principal alicerce da economia do País na atualidade. Outrossim, há a conjuntura dos consumidores, economicamente vulneráveis, que serão diretamente atingidos pelo aumento da inflação nos alimentos, caso perdure a escassez de insumos, no geral. Desse modo, o setor solicita liberação e registros de empresas que tenham condição de produzir volumes de insumos suficientes para o abastecimento do mercado brasileiro na safra atual, bem como seja liberada a importação de produtos de países do Mercosul. Por fim, a Associação de Produtores também reivindicou diligência sobre a alta de preços de defensivo cancelamento dos pedidos e o Ministério da Agricultura afirmou por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (DAS-Mapa) não receber nenhuma informação sobre esse assunto.
Em conjuntura dos cenários econômicos e políticos que norteiam o abastecimento e precificação de insumos, segue tabela de custos de herbicidas no estado de São Paulo 2021/2022, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab):