Quando se fala sobre marketing, o que se pensa em primeira instância normalmente consiste na mera propaganda como meio de ofertar determinado produto ou serviço perante o mercado, a fim de impulsionar vendas e adquirir predominância no ramo em que tal empresa se insere. Entretanto, o conceito de marketing se estende para um horizonte muito mais amplo e contribui para que qualquer negócio consiga se comunicar, entender e atender as necessidades do público-alvo com o qual interage.
Fonte: Take Blip, 2016.
Partindo dessa premissa, na atualidade o principal responsável pela diferenciação do momento em que vivemos em relação ao passado, consiste na facilidade do acesso à informação proporcionada pela internet e os aparelhos com conectividade integrada. Portanto, o cenário fez com que quase todas as esferas do marketing passassem a ser empregadas no ambiente online, culminando assim no marketing digital.
A aderência do marketing digital no agronegócio.
Mesmo com a relevância que tal área obtém hoje em dia, as empresas inseridas no agronegócio possuem baixa aderência quanto à implementação de marketing digital em seus negócios (apenas 1% delas fazem uso dessas ferramentas), o que resulta em uma grande perda de oportunidades para o setor mais expressivo da economia brasileira. Quando a devida atenção é destinada a essas medidas, a informação pode atingir os indivíduos certos e permitir que o mercado ascenda ao conectar todas as instâncias da cadeia de consumo (TURCHI, 2021).
De acordo com a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), é possível notar que a conectividade não está ausente nos campos, bem como é utilizada para as mesmas finalidades que o marketing digital possui: informar e comunicar. Isso porque, foi constatado que 74% dos produtores utilizam-se da internet para obter informações enquanto 90% deles acessam redes sociais, evidenciando assim que os próprios empresários estão inseridos em meio marketing digital e seus canais, apesar de não o praticar (MARTINS, 2021).
Fonte: Mundo do marketing, 2018.
Caso seja implementado em uma determinada empresa ou propriedade agrícola, o marketing pode oferecer a possibilidade de escalar o negócio de forma que não seria possível através dos meios orgânicos, como a recomendação por parte de clientes que consumiram o serviço/produto e foram contemplados conforme o esperado. Ou seja, passa a ser palpável o alcance de regiões mais distantes e até mesmo oportunidades de negociação no exterior fazendo uso de ferramentas como o LinkedIn, que permite a conexão entre profissionais do mundo todo, dos mais variados cargos e corporações.
Vantagens da implementação do Marketing Digital no Agronegócio
Portanto, as vantagens práticas do marketing digital começam pelo seu baixo custo de implementação (sem que haja a necessidade de adquirir uma divisão ou agência física destinada ao trabalho), atingindo até o reconhecimento que o proprietário irá obter, uma vez que sua marca, produto ou serviço chegue até a ponta do processo de consumo e venda. Para isso, é necessário que exista consciência plena dos concorrentes, cenário e público-alvo, bem como é descrito nos 4 P´s do marketing (produto, praça, preço e promoção) que funcionam como parâmetro para direcionar os esforços e estratégias para o melhor caminho.
Ferramentas do marketing
Assim como os 4 P´s apresentados acima, existem outros recursos que podem ser implementados para o desenvolvimento de um ordenamento correto de marketing, como a análise S.W.O.T e o SEO, que são importantes dentre muitos ferramentais mais aprofundados disponíveis.
A análise S.W.O.T (em português, análise FOFA) serve como um instrumento para traçar a estratégia da empresa, elencando todos os fatores que auxiliam no funcionamento do negócio, bem como aqueles que proporcionam enclaves, sendo que as quatro letras representam: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Portanto, é possível elencar e visualizar tudo aquilo que precisa ser trabalhado ou mantido, sendo que no âmbito do agronegócio pode abranger desde queimadas na região (ameaças) até dominância no mercado (forças).
Fonte: FGV Jr, s.d.
Quanto ao SEO, este está relacionado a uma série de mecanismos que possibilitam a veiculação dos conteúdos de forma mais eficaz até o público correto. Com isso, quaisquer meios de marketing digital podem ser aprimorados de forma a se sobressaírem durante buscas na internet, podendo isso ser efetuado por meio do uso de palavras-chave e textos mais enxutos/simples. Um exemplo prático seria o caso de um cliente que conheceria o negócio do produtor ao pesquisar sobre produtos com os quais ele trabalha.
Fonte: DGAZ, 2015.
Sendo assim, conforme a dinâmica de mundo atual exige cada vez mais a conectividade por parte das pessoas e empresas, no contexto de competitividade voraz que se estabelece no agronegócio não seria diferente. Para tal, apenas os produtores que alcançarem a quantidade mais expressiva de consumidores através da comunicação, conseguirão abertura para se manterem rentáveis em meio ao mercado de grandes players.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CASAROTTO, C. Aprenda o que é análise SWOT, ou análise FOFA, e saiba como fazer uma análise estratégica do seu negócio. 20 dez. 2019. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/como-fazer-uma-analise-swot/>. Acesso em: 16 abr. 2022.
MARTINS, R. Marketing Digital: O futuro do agronegócio no Brasil. 23 jul. 2021. Disponível em: <https://www.aviculturaindustrial.com.br/imprensa/marketing-digital-o-futuro-do-agronegocio-no-brasil/20210723-082850-m763>. Acesso em: 16 abr. 2022.
PEÇANHA, V. O que é Marketing Digital? Tudo sobre o conceito, como fazer e começar sua estratégia de Marketing Online em 2022. 25 nov. 2020. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/marketing-digital/>. Acesso em: 16 abr. 2022.
TURCHI, S. A revolução do marketing digital no agronegócio. 19 ago. 2021. Disponível em: <https://digitalents.com.br/revolucao-marketing-digital-agronegocio/#:~:text=Trabalhar%20com%20a%20estrat%C3%A9gia%20de,os%20elos%20da%20cadeia%20consumidora>. Acesso em: 16 abr. 2022.