O agronegócio é peça fundamental na alavancagem da economia brasileira, gerando renda e empregabilidade. Sendo um setor em crescimento e dispõe de perspectivas de ganhos posicionados no mercado mundial, sendo comum a constante busca pelo avanço e manutenção do setor agrícola. Assim, o plano de marketing se posiciona como parte estratégica de agregação de valor aos negócios realizados no setor, pelo empreendedor agrícola. O plano de marketing atua como ferramenta de gestão, planejando as ações de uma empresa, a fim de que alcance um objetivo determinado. Então, é um dos pilares responsáveis pelo nível de competitividade da empresa no mercado o qual está inserida. Uma vez que se apresenta como vitrine das ações do negócio.
Plano de marketing
A utilização do plano de marketing de forma estratégica nesse setor ainda está no início, assim, as empresas que se antecipam desfrutam de diferencial competitivo e possibilidade de se tornarem vanguardistas nas ações de marketing agrícola. Essa inovação nas estratégias de marketing se faz imprescindível para que as empresas não percam espaço na indústria, pois o setor de agronegócio se adequa e se aperfeiçoa cada vez mais às necessidades do mercado.
A ferramenta pode ser utilizada para a identificação das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades em relação à empresa. Ela facilita a definição de metas, objetivos e visualização das necessidades dos clientes resultando-se no melhor posicionamento do negócio no mercado. De modo geral, o plano de marketing envolve os objetivos, missão, visão, pontos fortes e fracos da empresa. Bem como pesquisa de público-alvo, análise da concorrência e estratégias de comunicação e promoção (canais, plataformas, conteúdos).
Diante deste cenário, é muito importante que o marketing e o processo de se agregar valor aos produtos agrícolas, de modo a atender as necessidades do público-alvo e superar a concorrência, sejam estrategicamente traçados. É por meio dele, que as definições do preço, produto, promoção e praça do negócio são reunidas, nos mostrando ainda mais sua relevância.
Escrito por Helena Lima Ferezini e Alexandre Pedro Mota
Gostou do tema? Leia também: