Mesmo sendo uma fruta do oriente, a banana se adaptou muito bem ao clima brasileiro, e aqui tornou-se seu chão com 461.751 hectares colhidos em 2019 com produção de 6.812.708 de toneladas da fruta. Sendo um dos protagonistas desta cultura no mundo, com a 4ª maior produção do mundo, ficando atrás apenas da Índia, China e Indonésia. Dentro do Brasil observa-se uma concentração da produção de bananas, sendo, respectivamente, os estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia os maiores produtores. Por possuir uma produção muito grande também movimenta muito capital, tendo os produtores brasileiros arrecadado receita de quase 4 bilhões de reais em 2017.
Produtividade x Protagonismo
Apesar de ser um grande produtor, o Brasil ainda não possui nenhum protagonismo em termos de produtividade em seus bananais, produzindo apenas metade de toneladas por hectares que os maiores produtores.
Existem muitos aspectos a serem melhorados na produção de bananas no Brasil. Dentre eles pode-se apontar a falta de irrigação nas plantações. A banana é uma planta muito exigente em recursos hídricos, e a irrigação traz grandes resultados em aumento e estabilidade da produção.
Outros pontos a serem citados é a correção e adubação do solo que pode ser potencializada. Além disso, muitos produtores não conhecem ou fazem incorretamente manejos simples, como o corte do “coração da banana” e da manutenção do número de brotos novos. Fatores extremamente importantes na produção e vigor do bananal.
Com práticas simples pode-se aumentar muito a produção, acompanhadas de novas tecnologias, como aplicação como aplicação de defensivos com drones, etc. Outro ponto importante é uma boa gestão da propriedade, pois com ela pode-se pensar nos possíveis investimentos e acompanhar a lucratividade do negócio. E para implementação de todos esses pontos uma boa assistência técnica é essencial.
Tem interesse em iniciar ou potencializar sua produção de banana? Entre em contato conosco e eleve a outro nível seu negócio!
Escrito por Manoel Afonso Assunção Serra