A tomada de decisão sobre o que será cultivado em uma determinada propriedade não é simples, são diversos fatores que irão definir qual cultura é a mais adequada àquela região, ou seja, decidir o que plantar na sua fazenda vai além da extensão territorial da mesma. Desta forma, no artigo de NUNES e MUNIZ (2012), um dos empreendedores rurais entrevistado durante a pesquisa afirmou que a escolha do que será plantado não é atribuído a apenas um fator, mas pela ponderação de diversos elementos, como custo de produção, preço e venda da produção, a fertilidade do solo e o conhecimento especializado sobre a cultura que será escolhida. Ainda em seu trabalho, NUNES e MUNIZ (2012) mostram que 42% dos entrevistados afirmaram que decidem o que plantar por meio da análise da cultura mais apropriada à fertilidade do solo de sua propriedade. Dentro dessa porcentagem, a maioria é pequenos produtores, os quais pensam desta forma pois determinadas culturas exigem alto nível de mecanização e grande investimento em adubação. A soja pode ser citada um como exemplo dessas culturas, visto que é mais vantajosa quando produzida em grande escala (NUNES;MUNIZ, 2012).
Tornando pequenas propriedades rentáveis
Por outro lado, existem cultivos que não necessitam de grandes áreas, como o cultivo hidropônico de hortaliças, o qual pode produzir grandes quantidades mesmo em propriedades familiares. Segundo AMARO et al. (2007), dentre os diversos tipos de produtos cultivados por pequenos agricultores, as hortaliças se destacam, haja vista que enriquecem e complementam sua dieta, além de trazerem rápido retorno econômico devido ao seu curto ciclo. Assim sendo, é uma cultura que se adapta à produção em áreas reduzidas, ou mesmo em sistemas de consórcio com outras lavouras.
Ademais, quando falamos sobre pequenas propriedades, é importante lembrar que uma boa opção é a produção de culturas com alto valor agregado, as quais, mesmos em áreas reduzidas, trarão um bom retorno por hectare. É possível citar como culturas de alto valor agregado as frutíferas no geral, mais especificamente a pitaya e a videira. Contudo, como já elencado anteriormente, culturas como soja, algodão e pecuária extensiva, trarão um maior lucro se implementadas em áreas mais extensas. De acordo com a EMBRAPA (2022), em fazendas que é feito o uso intensivo de máquinas agrícolas e insumos, a escala de produção pode ser determinante da viabilidade econômica do sistema. Posto isto, é de suma importância a realização de um planejamento eficiente e gestão competente da propriedade.
Fatores determinantes para decidir o que plantar
De uma maneira geral, o tamanho da propriedade não é o fator mais agravante na tomada de decisão, e sim, se a cultura a ser implantada se adequada as condições edafoclimáticas da região. O INPE (2022) afirma que, o primeiro passo, em qualquer planejamento agrícola, deve ser a identificação das culturas que se encaixam ao clima e solo, ou seja, aquelas que terão alto potencial de produção na região. Assim, é de extrema importância identificar todos os fatores locais que influenciam no processo agrícola, que são: o relevo, a temperatura, o vento, a pluviosidade, as condições do solo (química, física e biológica), o que é produzido pelas propriedades vizinhas, histórico da área e região onde a propriedade está localizada.
Por fim, segundo ZAPPE (2015), independentemente do porte, é necessário que as propriedades gerenciem seus custos, verificando qual cultura é mais ou menos custosa e qual é mais ou menos rentável, a fim de identificar quais são as variáveis determinantes para cada produção. Assim, se torna possível controlar e gerenciar a propriedade da maneira mais lucrativa.
Escrito por Laura Scovoli Soares Biston
Referências
AMARO, G. B. et al. Recomendações técnicas para o cultivo de hortaliças em agricultura familiar. Circular Técnica N° 47 Embrapa Hortaliças, v. 47, n. 1, p. 16, 2007.
INPE. MPORTÂNCIA DO ZONEAMENTO AGRÍCOLA E ÉPOCAS DE PLANTIO DE CADA MUNICÍPIO. São José dos Campos: Inpe, 2022. Color. Disponível em: http://agricultura.cptec.inpe.br/monit_agricola.shtml. Acesso em: 14 abr. 2022.
NUNES, Neubher Fernandes; MUNIZ, André Luiz Pires. OS DESAFIOS NA ADMINISTRAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS RURAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Catalão: Cesuc – Centro de Ensino Superior de Catalão, 2012. Color.EMBRAPA. Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Brasília: Portal Embrapa, 2022. Color.