Victoria Schiavinatto
Plano de Negócios: para que serve?
Atualmente, a elaboração de um Plano de Negócios é essencial para toda e qualquer empresa ou empreendimento que almeja adentrar o mercado, se expandir ou se reposicionar. Para tanto, são considerados todos os pontos fortes e fracos do negócio, a fim de promover um planejamento de desenvolvimento adequado e estabelecer metas alcançáveis.
Além disso, o Plano de Negócios compila todos os fatores relacionados ao empreendimento em questão, como os riscos, a concorrência, o perfil dos clientes e fornecedores, as estratégias de marketing e o plano financeiro. Sendo assim, tem como intuito apresentar a empresa ao mercado, descrevendo sua atuação e suas metas, além de todos os caminhos que devem ser seguidos para alcançá-las.
Fonte: G1-Globo
A partir de um Plano de Negócios, então, é possível entender toda a situação em que se encontra o negócio, que permite, por sua vez, o direcionamento de planejamentos estratégicos e a realização de ações mais assertivas a respeito de sua participação no mercado. Portanto, pode-se considerar o Plano de Negócios como uma ferramenta vital para qualquer tipo de empresa, uma vez que busca a melhoria no desenvolvimento e atuação delas.
Vantagens de ter um Planejamento de Negócios
Para que qualquer organização possa desenvolver estratégias e, posteriormente, colher os frutos, é imprescindível que o planejamento ocorra e considere o cenário em que está inserida. Sendo assim, atualmente, deve-se levar em conta o processo de mudanças constantes decorrentes da tecnologia e da globalização, que acarretam em novas tendências, novos hábitos de consumo, novos comportamentos e novos desejos.
Dessa forma, para que este cenário possa ser aproveitado e resultar no crescimento do negócio, considerando os novos nichos que surgem e as novas demandas ansiosas para serem atendidas, é necessário que haja um planejamento. O planejamento, por sua vez, permite priorizar esforços, alocar recursos com maior eficiência e alinhar os funcionários com as metas estabelecidas, além de fornecer senso de direção para o alcance dos objetivos e para a tomada de decisões assertivas.
Seguindo um plano de negócios, o desempenho também pode ser aprimorado, já que à medida que uma empresa cresce, um plano estratégico bem elaborado determinará como ela responderá às oportunidades e desafios. Sem um planejamento, não é possível ter expectativas dos resultados, visto que cada escolha tomada pode resultar em um mar de possibilidades, sendo que nem todas podem ser positivas ou benéficas.
A importância do Plano de Negócios no agronegócio
Assim como em qualquer empresa, o Plano de Negócios também é fundamental no setor do agronegócio, principalmente para mapear o modo de atuação necessária para garantir o maior lucro possível e atingir os objetivos estabelecidos. Dessa forma, fornece o escopo do que pode ser produzido na área da propriedade, de como é o mercado da região, do escoamento e do comportamento dos concorrentes, além de considerar a ameaça de novos produtos.
Através do Plano de Negócios, são eliminadas as chances de o produtor cultivar algo que não o traga os resultados esperados, ou seja, que possam causar-lhe insatisfação, perda e prejuízo. Sendo assim, seguindo as informações fornecidas pelo Plano de Negócios, o produtor não corre riscos de plantar algo que não se desenvolva adequadamente em sua terra ou que possa enfrentar dificuldades, posteriormente, para ser escoado e comercializado.
Considerando o agronegócio, o Plano de Negócios ideal deve englobar a Pesquisa e Análise de Mercado, o Plano de Marketing, o Plano Operacional e o Plano Financeiro. Através de todos esses, torna-se possível entender o mercado, o faturamento, a concorrência, o público-alvo, a comercialização e o processo de produção e administração do negócio, que influenciam também na formulação de estratégias, na diferenciação do produto e nos investimentos.
Plano de Negócios e o sucesso no agronegócio
Dentre o ranking das maiores empresas do agronegócio, destaca-se a JSB-Friboi, processadora de carne bovina brasileira presente em mais de 150 países. Essa expansão de sucesso, entretanto, só foi possível em decorrência de um Plano de Negócios, que trilhou o caminho mais adequado para que ela se consolidasse, primeiramente, no mercado brasileiro e assim se preparasse para futuras expansões.
Uma vez relevante diante a concorrência, a Friboi iniciou sua expansão internacional gradualmente, também de forma estratégica, adentrando primeiramente os países do MERCOSUL, onde as realidades econômicas eram mais parecidas com a brasileira e tornavam o processo mais simples e de menos risco. Em outro momento, sendo condizente com o cenário globalizado, a JSB adotou a integração vertical como seu planejamento estratégico, adentrando vários países diferentes simultaneamente para atrair incentivos governamentais e benefícios fiscais.
Localização e Áreas de atuação – JSB
Fonte: JBS /RI
Em suma, torna-se evidente que o Plano de Negócios fornece segurança aos empreendimentos por contemplar informações que permitem orientar as atitudes para alcançar os objetivos e desviar de todos os riscos. Além disso, o planejamento também é fundamental para que os investimentos sejam realizados de modo assertivo e aumentem a lucratividade, o desempenho e o desenvolvimento.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BELISARIO, Mateus Zampietro. A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA JBS-FRIBOI MEDIANTE A GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/administracao/relevacia-do-planejamento-estrategico-no-processo-de-internacionalizacao-da-jbs-friboi-mediante-globalizacao-economica.htm. Acesso em: 17 abr. 2022.
FIGUEIREDO, Sérgio. Plano de negócios: 7 etapas de como elaborar o seu! [Guia]. [S. l.]. Disponível em: https://mfconsultoriacontabil.com.br/blog/plano-de-negocios/?gclid=Cj0KCQjwxtSSBhDYARIsAEn0thRId2bybqa1ZYor4R4zP9lFtGxXWABhECYE_rpAkb04DicsfeIhTh8aAuyZEALw_wcB. Acesso em: 12 abr. 2022.
PIMENTA, Marcelo. Planejamento Criativo 2022: tendências de negócio e como se preparar. [S. l.], 5 nov. 2021. Disponível em: https://marcelo.pimenta.com.br/planejamento-criativo/?gclid=CjwKCAjw9e6SBhB2EiwA5myr9lK3B6fcS0WRnIXSBbaKgu1-_K2q-r-mruL637j55QC8RmC7xhPDzRoCl48QAvD_BwE. Acesso em: 16 abr. 2022.
SEBRAE. Plano de negócio: foco nos objetivos e metas do empreendimento: Posicione corretamente sua empresa no mercado: organize informações sobre riscos, concorrentes, perfis dos clientes e outros aspectos importantes.. [S. l.], 21 abr. 2014. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/defina-o-conceito-e-planeje-o-seu-negocio,88aaf3221b385410VgnVCM2000003c74010aRCRD. Acesso em: 12 abr. 2022.
SOUZA, Gabrielly Lara Rocha de. Empreendedorismo para profissionais do Agronegócio. [S. l.], 16 jun. 2018. Disponível em: https://institutoagro.com.br/empreendedorismo-no-agronegocio/. Acesso em: 15 abr. 2022.