O Plano de Negócios contempla todo o desenho do futuro empreendimento de uma empresa, é a principal ferramenta disponível para mitigar ou eliminar os riscos pertinentes à abertura e/ou ampliação de um empreendimento. É responsável por estruturar, tanto do zero, quanto já existente no mercado e buscando mudanças, bem como, capaz de ampliar em todos os segmentos da empresa, visando melhor gestão estratégica e administração. O risco de se inserir no mercado sem conhecimento algum sobre ele, e o esforço requerido para estruturar uma empresa, em todas as suas áreas (estratégicas e operacionais), é extremamente alto. O plano de negócios diminui esse risco e esforço, auxiliando o cliente nas respostas ao novo mercado e tomada de decisão.
Ele é composto pela Pesquisa e Análise de Mercado, responsável pelo entendimento do setor de mercado do negócio, calculando-se o máximo de faturamento possível e o nível de competição, assim como barreiras e incentivos legais; pelo Plano de Marketing, responsável pela análise do público-alvo do produto/serviço e a formulação da estratégia de promoção, diferencial de produto, forma de comercialização e precificação; pelo Plano Operacional, que desenha os processos de produção e administrativos do negócio; e pelo Plano Financeiro, que permite a visualização do investimento durante 10 anos de implementação, através de indicadores econômicos calculados pela cotação de custos, despesas e receita possível.
Por fim, pode-se construir um documento para os investidores, e uma apresentação PITCH, de modo a auxiliar o empreendedor a demonstrar o plano de negócio e os resultados de sua implementação a possíveis investidores, captando recursos para o novo negócio.
Trazendo um exemplo de Plano de Negócios na prática no mundo do agronegócio, a ESALQ Júnior Consultoria realizou um projeto voltado a implantação de uma marca de cafés especiais, torrado em grãos e moído, através da compra e torra de sacas de café, e venda virtual e em cafeterias, na cidade de Franca-SP. O objetivo desse projeto foi facilitar a decisão para implantação da marca, bem como possibilitar ao cliente uma previsão de investimentos, despesas e receitas que serão necessários para realização dessa atividade.
Desse modo, foi feito um estudo econômico, de mercado e financeiro completo da venda de café, a fim de estabelecer o melhor produto e a melhor estratégia para que a venda de café tivesse o sucesso desejado. Tendo isso em vista, após a execução de todas as etapas do Plano de Negócios, o cliente obteve uma maior assertividade e soube como melhor oferecer o café para o seu público-alvo.
Portanto, o Plano de Negócios se mostra fundamental em diversos aspectos, como: conhecimento do mercado nacional e regional do novo negócio; noção do tamanho atingível de ganhos com o negócio; estratégia de diferenciação no mercado e ganho da concorrência; definição do meio de escoamento favorável ao produto e aos consumidores; projeção financeira e visualização do comportamento do investimento. Assim, o cliente obtém maior segurança nas tomadas de decisão e aumento do lucro com maximização da produtividade e minimização de possíveis gargalos.
Escrito por: Larissa Miiller