Como o clima afeta a produção de tomate?
O clima interfere diretamente em toda e qualquer atividade agronômica e pode ser considerado um dos principais fatores de perda na maioria dos sistemas de produção.
O tomate é uma das hortaliças de fruto mais consumidas no Brasil. Originário nos tabuleiros andinos e disseminado pelo povo Maia, essa espécie hoje domina todo o globo.
Apesar de sua grande adaptação ao longo dos anos em diferentes regiões e da grande variedade morfológica da espécie, com diferentes cores, formatos e tamanhos, o tomate possui uma base genética relativamente estreita.
Em resumo, o clima compreende o fornecimento de água em culturas não irrigadas, assim como a luminosidade necessária para o metabolismo vegetal, além das geadas, ventos, granizo e outras ocorrências que podem ser imensamente prejudiciais de acordo com a cultura em questão.
Dessa forma, temperatura, precipitação e luminosidade são alguns dos fatores que devem ser levados em consideração para determinar a cultura e o método de plantio.
O que posso fazer para prevenir danos climáticos?
Pode ser feito zoneamento climático para caracterizar a sua área, avaliando sua viabilidade e possíveis riscos climáticos. Também pode utilizar do cultivo protegido para isolar parcialmente o tomate do meio externo. Além de utilizar um sistema de condução que favoreça ao máximo sua produção.
Neste conteúdo serão dadas informações sobre zoneamento agrícola, calendário de plantio, cultivo protegido e sistema de condução, dando prós e contras de cada um deles. Como resultado, os tópicos abordados poderão te auxiliar na produção de tomate.