Tem dúvida com relação à quais pragas podem atacar seus plantios florestais e como identificá-las? Então leia atentamente este conteúdo e descubra quais problemas pode enfrentar!
Formigas cortadeiras
As saúvas (Atta spp.) e as quenquéns (Acromyrmex spp.) são as formigas cortadeiras que causam mais danos aos plantios florestais. Por isso causam maiores prejuízos nos primeiros dois anos após a implantação. Além disso, estes insetos consomem a vegetação em tal intensidade que podem causar a mortalidade das plantas.
Vespa-da-madeira
A vespa-da-madeira (Sirex noctilio) é a praga que provoca os maiores danos aos plantios de Pinus. Sendo que já se alastra por 1 milhão de hectares só no Brasil. Este inseto causa danos às árvores na postura dos ovos, quando insere na árvore um fungo (Amylostereum areolatum) e um muco que são tóxicos, causando a morte da planta. Por fim, as larvas crescidas ali consomem a madeira, tornando-a inviável.
Sintomas como: respingos de resina, amarelecimento da copa e orifícios na casca indicam o ataque desta praga.
Pulgões
Os pulgões que mais se destacam como pragas de pínus são: Cinara atlantica e Cinara pinivora. Em relação a época de ocorrência, a principal época de ocorrência destas pragas é entre outono e inverno. Elas causam danos às brotações,ramos, caule e raízes do vegetal. Sendo assim, sintomas como amarelecimento, deformação e queda das acículas, redução do crescimento, presença de um fungo escuro (fumagina) recobrindo os ramos e a folhagem e seca progressiva dos ramos podem indicar um ataque desta praga.
Gorgulho-da-casca-do-pínus
O inseto adulto do gorgulho (Pissodes castaneus) alimenta-se dos brotos da árvore. Entretanto são as larvas que causamos maiores danos: consomem a madeira e formam galerias no tronco, inutilizando-a.
Se interessa pelo tema de produção florestal? Então leia também:
Como abater custos na colheita florestal
ou
Porque a produção florestal pode ser o seu negócio!
Você também pode entrar em contato conosco através de nosso formulário de contato!