O Ministério da Agricultura projeta que, até 2021, o Brasil deve ser líder no fornecimento de alimentos no mundo, produzindo mais grãos, carnes, proteína vegetal e animal do que os demais países. No que diz respeito à produção de alimentos de origem animal, atualmente, o nosso País já ocupa posição de grande destaque no mercado internacional. O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo em volume. A produção de 2012 alcançou mais de 12 milhões de toneladas. Outro dado que merece registro é o consumo per capita de carne bovina, suína e de frango. Nos últimos anos, foi registrado um crescimento de 17,5%. Todo esse cenário positivo exige muita responsabilidade, técnica e conduta ética daqueles que integram essas cadeias produtivas. Outros animais que também são de grande potencial econômico no Brasil é a caprinocultura. Os dados mostram que o rebanho de caprinos no Brasil cresceu 36,8% no período entre 2017 e 2019.
Os dados acima salientam ainda mais que a produção animal no Brasil é extremamente diversa, não necessariamente dependendo apenas da bovinocultura. O Brasil é um grande produtor de suínos, frangos e caprinos e possui grande mercado consumidor interno, facilitando assim os pequenos produtores e a agricultura familiar. Para a produção dessas espécies não é necessário possuir grandes áreas, pois são animais que são ótimos em confinamento. Para ambas as produções acima são utilizados diversos sistemas de criação, podendo ser eles intensivo, semi-intensivo ou extensivo.
Outra produção animal muito conhecida no Brasil, é a piscicultura, pois o Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, espécie que representa 60% da produção do país. Os peixes nativos, liderados pelo tambaqui, participam com 35% e outras espécies com 5%. Nos últimos seis anos (período de levantamento da Peixe BR), a produção de peixes de cultivo saltou 38,7% no país: de 578.800 t (2014) a 802.930 t (2020).
Todos esses dados mostram o quanto nosso país é um grande produtor de carne animal, sendo ela de diversos tipos, fazendo assim com que não sejamos totalmente dependentes da bovinocultura. Temos mercado consumidor para todos os tipos de produção animal, fazendo assim com que seja lucrativo e vantajoso a produção animal no Brasil, não sendo necessariamente a pecuária.
Escrito por: João Vitor