A degradação das pastagens é a diminuição na capacidade produtiva de uma pastagem, ou seja, a sua capacidade de suportar determinada quantidade de animais conservando sua produção, isto é, ganho de peso do animal ou Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no período de 2015 a 2019 o rebanho de caprinos teve um crescimento de 17,5%. Muito deste crescimento se deve à alguns fatores, como a adaptabilidade que os caprinos apresentam -especialmente em regiões semiáridas-, e o crescimento do mercado consumidor.
Sendo definida pela sua queda de vigor e velocidade de recuperação, este problema é, atualmente, um dos que mais Para dar início na produção destes quadrúpedes, é necessário planejar alguns fatores importantes que vão determinar a produtividade dos caprinos, como: objetivo da produção, escolha da raça, levantamento dos investimentos, do payback (número de períodos para recuperar o investimento inicial) e de todos os componentes presentes no sistema, como instalações, práticas gerais de manejo, pastagem, alimentação suplementar e manejo sanitário.
Objetivo da produção
Dentro da caprinocultura, o rebanho pode ser destinado para diversas finalidades, como para produção de leite, carne ou até mesmo para reprodução. Para determinar este objetivo, um ponto que deve ser levado em consideração é como é a oferta e demanda dos produtos na região, além de ter embasamento sobre a logística do produto que será ofertado. Desta forma, decidir a finalidade deste rebanho será um primeiro passo para dar início no planejamento.
Escolha da raça
A escolha da raça será de acordo com o objetivo da produção, com o clima da região e com as condições de pastagens. No Brasil, as raças mais populares são a Boer, Savana, Anglonubiana, Saanen, Toggenburg, Murciana e Parda Alpina.
Investimentos, payback e instalações
Ter o levantamento dos investimentos que vão ser necessários é muito importante para ter uma base e conseguir o valor de investimento, seja com o próprio dinheiro ou com empréstimos. Além disso, o payback entra como uma importante ferramenta para saber um dado período em que o rebanho abaterá os investimentos.
Para os investimentos em instalações, pode se destacar o centro de manejo (local para realização de pesagem, vermifugação, vacinação etc.), o aprisco (local para recolher o animal durante a noite ou para confinamento), a sala de ordenha (dependendo do objetivo da pastagem), instalações para reprodutores, piquete de maternidade, área quarentenária, cerca, esterqueira e depósito de ração e medicamentos. Todos estes elementos irão ajudar o manejo, organização e bem-estar dos animais.
Sistemas de manejo
Pode ser um sistema extensivo, intensivo ou semi-intensivo. A escolha dependerá dos investimentos e expectativa de produtividade por animal ou por área.
Pastagem e alimentação suplementar
A pastagem é a forma mais econômica para a alimentação dos caprinos. Eles são mais seletivos e apresentam preferência por pastejos altos, portanto, o manejo da pastagem tem que ser muito bem planejado, escolhendo as espécies que melhor servirão aos animais que serão criados na área. Em cada fase, os caprinos apresentam uma exigência nutricional diferente e podem precisar de alimentos que irão os ajudar na suplementação, como volumosos e concentrados.
Manejo sanitário
Este manejo é muito importante para a sanidade do rebanho e se inicia já na aquisição dos animais, que devem ser vacinados e livres de doenças. Além disso, ao chegar na propriedade, é indicado uma quarentena para garantir que o animal está sadio e não oferece perigo ao restante do rebanho. As vacinas e medicamentos são elementos essenciais para prevenir ou curar os animais de doenças que são presentes em rebanhos de caprinos, desta forma, é muito importante a execução de escrituração zootécnica para o acompanhamento do desenvolvimento dos animais.
Referências bibliográficas
INSTITUTO AMBIENTAL BRASIL SUSTENTÁVEL – IABS (Brasil). Manual de Criação de Caprinos e Ovinos, Brasília, p. 1-109, 2011. Disponível em: <https://www.codevasf.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/biblioteca-geraldo-rocha/publicacoes/manuais/manual-de-criacao-de-caprinos-e-ovinos.pdf> Acesso em: 14 abr. 2022.
MAGALHÃES, Klinger Aragão; FILHO, Zenildo Ferreira Holanda; MARTINS, Espedito Cezário; LUCENA, Cicero Cartaxo. Caprinos e ovinos no Brasil: análise da Produção da Pecuária Municipal 2019, Sobral, dez. 2020. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/219493/1/CNPC-2020-BCIM-n11.pdf>.Acesso em: 17 abr. 2022
TEIXEIRA, Silvana. Caprinos: conheça as principais raças e faça a melhor escolha: Quando um produtor rural resolve se iniciar na caprinocultura, a escolha da raça é o primeiro passo a ser dado e vai depender da região, do clima e das condições de pastagem. [S. l.], 2 set. 2019. Disponível em: < https://www.cpt.com.br/cursos-cabras/artigos/racas-de-caprinos-conheca-as-principais-racas-e-faca-a-melhor-escolha> Acesso em: 15 abr. 2022