Henrique Cunha Mourao Mafra
O índice da produtividade consiste na relação entre produto sobre o insumo consumido. A busca pelo seu aumento é um fator que diversos produtores almejam para atender as exigências do mercado e nas últimas décadas novas pesquisas, estudos e tecnologias tornam isso possível. No cenário da produção animal, o custo de diversos insumos elevaram drasticamente, sendo necessário a adoção de métodos e ações que minimizem esse problema através do aumento da produtividade.
O que afeta a produtividade dos seus animais?
Vários fatores influenciam no sucesso da criação de animais independentemente do seu objetivo: carne, leite, lã, etc. São inúmeros os pontos que o produtor deve se atentar, porém, podemos destacar alguns como: Bem estar animal, Alimentação adequada, cuidados fitossanitário e genética de qualidade.
Fonte: Vaccinar Nutrição Animal
Bem estar animal: por que se preocupar?
Em primeiro lugar, entender o que é o estresse é o passo inicial para compreendermos o bem estar. O estresse consiste na manifestação pelo animal de alterações biológicas ou comportamentais em função de um estímulo negativo
recebido, seja ele do ambiente, da alimentação e hidratação, do manejo, entre outros.
Fonte: Compre Rural
Algumas práticas para melhorar o bem estar animal necessitam de investimento, outras somente de treinamento profissional e disponibilidade de tempo. Algumas ações como planejamento prévio das atividades em currais para diminuir ao máximo o tempo em que os animais passam nesse ambiente, disponibilização de água de qualidade em bebedouros, oferta de sombra nas pastagens e no entorno dos currais para diminuir o estresse calórico e manutenção de instalações de confinamento se for o caso trazem melhorias imensuráveis para o comportamento dos animais e seu retorno produtivo.
Genética e sua influência em índices produtivos
O desempenho de um rebanho é produto do ambiente e da genética. Níveis altos de produtividade e retorno econômico podem ser obtidos através de programas de melhoramento bem elaborados, permitindo a identificação dos melhores animais e consequentemente maior probabilidade de obter bons resultados.
Características indesejáveis como baixa conversão alimentar em gado de leite, suarda pouco abundante em ovinos para lã, média baixa de produção de ovos por animal na avicultura e nascimento de poucos leitões por fêmea na suinocultura, por exemplo, podem ser contornadas com novas e eficientes biotecnologias.
Fonte: Agron
O produtor, ao determinar seu objetivo de seleção, ou seja, quais aspectos serão buscados no melhoramento genético de seus animais, pode aliar o processo com a Inseminação Artificial. Hoje, a IA se apresenta como uma alternativa para o grande e pequeno produtor promovendo uma dispersão e acessibilidade eficiente de genes de animais de mérito genético superior, melhorando ainda mais a qualidade do rebanho nacional.
A saúde do seu animal importa
A alimentação correta e os cuidados fitossanitários afetam diretamente na produtividade animal. Em primeiro lugar, os animais são aquilo que comem. É preciso estabelecer as metas do negócio e quais características se deseja encontrar no produto final. Uma seleção criteriosa da dieta a ser implementada, juntamente com o auxílio de um profissional qualificado, garante que as necessidades nutricionais dos animais sejam supridas, apresentando menos risco de prejuízos ao produtor. Alguns cuidados com as instalações alimentícias também devem ser tomados como o devido armazenamento dos alimentos e descarte correto, evitando que roedores e insetos, potenciais vetores de doenças, afetem seus animais e coloque o seu negócio em risco.
Fonte: O Presente Rural
Os animais também devem estar com a vacinação em dia e serem tratados imediatamente ao surgir qualquer injúria. Os doentes devem ser isolados e tratados separadamente dos plantéis e rebanho. Vale ressaltar que todo o controle rigoroso da saúde animal deve sempre ser realizado com o auxílio de um Médico Veterinário capacitado, garantindo maior confiabilidade no manejo fitossanitário.
Referências
ROSSONI, Cristiano. Qual a importância da qualidade da água na produção de bovinos? Disponível em: https://rehagro.com.br/blog/a-importancia-da-qualidade-da-agua-na-producao-de-bovinos/. Acesso em: 10 abr. 2022.
NAVES, Eliseu Roberto de Andrade. Produtividade Animal e Novas Tecnologias. 1984. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1067958/1/Produtividadeanimal.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.
ROSSO, Gisele. Bem-estar animal impacta na produtividade de carne e leite. 2019. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/46763771/bem-estar-animal-impacta-na-produtividade-de-carne-e-leite. Acesso em: 11 abr. 2022.
CARNEIRO JÚNIOR, José Marques. Melhoramento Genético Animal. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/661781/1/22908.pdf. Acesso em: 13 abr. 2022.
MARTINS, Carlos Frederico. Inseminação Artificial: uma tecnologia para o grande e o pequeno produtor. 2009. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/697385/1/doc261.pdf. Acesso em: 15 abr. 2022.
VALINOTE, Amaury. ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS: SAIBA QUAIS SÃO AS BOAS PRÁTICAS. Disponível em: https://nutricaoesaudeanimal.com.br/alimentacao-de-bovinos-boas-praticas/. Acesso em: 16 abr. 2022.