Cultivo protegido ou convencional? O cultivo protegido é uma forma de se conseguir melhores condições climáticas e sanitárias para o desenvolvimento de culturas intensivas. O cultivo em sistema protegido, além de resguardar a cultura das condições climáticas desfavoráveis, possibilita certo controle, por exemplo, de: temperatura, umidade do ar, radiação, solo, vento e composição atmosférica.
O tomateiro, dentre as hortaliças cultivadas tradicionalmente, é o mais suscetível a doenças e pragas. Com o cultivo protegido, há maior facilidade no controle das mesmas e, dessa forma, maior melhoria da qualidade do produto,padronização da produção e aumento da produtividade
Portanto, nessas condições as plantas têm maior segurança e conseguem expressar seu máximo potencial genético. Podendo resultar em uma produção acima da esperada e um ciclo mais curto quando comparamos.
A cultura do tomateiro possui diversos sistemas de produção que variam: de acordo com a região, poder aquisitivo do produtor, variedade do tomateiro, hábito de crescimento e cultivar.
Esses diversos sistemas de produção, no entanto, se subdividem, ainda, em outros dois. Sistema a céu aberto( também denominado cultivo convencional, ou sistema tradicional de cultivo) e sistema em ambiente protegido.
Por isso, aprenda nesse conteúdo as vantagens e as desvantagens do cultivo protegido para a produção de tomate.