A pastagem rotativa é aquele formado pela divisão da área utilizada para pastagens na forma de piquetes, os quais possuem dois períodos que se alternam: período de descanso e de pastejo. Usufruir dessa forma de sistema é algo que traz diversos benefícios para o sistema de pastagem.
Esse sistema é muito recomendado para quem possui criação de animais, pois no período de descanso do pasto, o mesmo se renova para uma próxima pastagem no período seguinte.
Os benefícios apresentados pela rotatividade do pasto são diversos, entre eles podemos destacar:
1. maior autonomia em relação ao pasto disponível o que permite uma maior facilidade para fazer ajustes referentes às taxas de lotação ou pressão de pastejo.
2. diminui as perdas do pasto e na sua qualidade devido ao pisoteio do gado.
3. permite grande possibilidade de recuperação da planta forrageira, e quanto maior o seu vigor após o período de descanso, maior fica a sua resistência aos períodos de seca.
4. pastejo se torna algo mais constante, portanto evita-se as perdas de forragem, o que é proveniente de um pastejo subestimado ou superestimado.
5. reduz o número de plantas invasoras enquanto aumenta o número de plantas as quais os animais tem maior afinidade.
6. elimina a necessidade de realizar atividades que renovem ou recuperem as pastagens, devido a perenização, sendo um benefício financeiro muito grande ao bolso do produtor.
7. atua no melhoramento da distribuição de alimentos e sombra, fazendo com que o animal circule de forma mais uniforme.
8. melhora a eficiência de adubações, devido ao período de descanso do pasto, o qual transforma o nitrogênio que o solo absorve em um novo tecido para ele.
9. aumenta a capacidade que se tem de suporte dos animais.
10. facilita no controle da qualidade da forragem que é destinada ao animal.
Nota-se que os benefícios para o pasto e para os animais são mútuos, pois as plantas que possuem menor afinidades com os animais acabam não permanecendo ali, tendo uma maior incidência daquelas que os animais preferem se alimentar.
Porém, deve-se saber, também, que a adoção desse tipo de pastejo, demanda um maior investimento inicial para o início das atividades. Tendo como maior gasto o investimento na infraestrutura, onde podemos citar o gasto com a implantação de cercas necessárias ao projeto.
Apesar disso, a implantação de pastagem rotativa na propriedade deve ser considerada, pois com esse sistema que possibilita a renovação do solo, os animais se alimentam melhor e de forma mais nutritiva. Acarretando, que devido aos bons tratos que o animal teve durante o ciclo, ele apresente uma qualidade maior e consequentemente, um maior valor agregado em sua venda.
Pensando em implantar pastejo rotativo na sua propriedade? Conheça nossas soluções nessa área ou entre em contato conosco através de nosso formulário!
Gostou do tema? Leia também: