O agronegócio brasileiro tem um crescimento estável, mesmo em anos de crise, o que o torna um investimento atrativo para os empreendedores que resolvem implantar na área. Ao decidir iniciar uma produção nova, seja para trocar o nicho de mercado atuante ou para iniciar sem experiência prévia. É necessário se atentar a alguns pontos quanto à escolha de culturas minimizando os prejuízos de iniciantes da área. Desenvolvemos então algumas dicas para que essa escolha maximize seus ganhos e acertos neste investimento.
Estude o mercado
Temos um grande contraste nas diversas cidades e estados Brasileiros, onde cada região tem seus próprios incentivos agrícolas e mercado específico. Pensando que o sucesso do investimento agrícola depende muito da situação do mercado atual e do custo dos insumos utilizados, é importante se atentar às últimas tendências e possibilidades de escoamento da produção. É recomendado que se analise de onde virão os insumos necessários estimando o custo com logística necessário para o cultivo adequado da cultura em questão.
Analise o clima da região
As espécies vegetais tem geralmente maior aptidão a locais similares ao seu local de origem ou adaptação, o que pode condicionar drasticamente a produtividade. Dependendo da cultura temos algumas restrições fisiológicas como, por exemplo, a necessidade de um mínimo de horas de frio no ciclo para que se tenha a quebra de dormência em algumas frutíferas temperadas.
Para algumas espécies temos metodologias alternativas que podem substituir a quebra de dormência, como podas, desfolhas por agentes químicos entre outras. Assim permitindo o cultivo em locais antes considerados inaptos. Além da escolha de cultura o clima, juntamente com o solo, pode influenciar na escolha da cultivar utilizada. De qualquer forma o clima deve ser muito bem analisado assim como as características da cultura em questão, para que não gere prejuízos posteriores.
Defina a escala inicial do cultivo
Para que se tenha um retorno financeiro que viabilize o investimento é necessário geralmente implantar em uma área mínima. Culturas de maior valor agregado geralmente não necessitam de áreas muito extensas, ao contrário de commodities que necessitam de grandes extensões para que se tenha uma quantidade comerciável e rentável do produto. As culturas recomendadas para se implantar em 10 hectares são portanto diferentes das recomendadas para 1000 hectares, o que não impede uma futura expansão da área, mas visa um retorno inicial para o investidor.
Estipule uma quantia para investimento inicial
A quantia desprendida para investimento inicial no agronegócio pode muitas vezes assustar, porém é condicionante direta do sucesso do investimento. Existem algumas culturas que não necessitam de tanto desprendimento inicial e podem trazer um retorno levemente crescente. Assim como existem culturas de alto investimento a primeiro momento, que podem retornar e viabilizar a operação se mantendo com um retorno bem maior nos últimos anos. Claramente, o alto custo inicial de um investimento não garante seu sucesso, mas caso esse capital seja aplicado nas técnicas e produtos certos na hora certa, sem exageros e de forma racional, a proximidade do sucesso se torna bem maior.
A escolha da cultura que se deseja implantar pode envolver inúmeros fatores, mas com os direcionamentos acima podemos ter um melhor direcionamento de onde teríamos maior chance de sucesso. À partir da escolha de um grupo de culturas ou algumas opções podemos iniciar um estudo mais profundo sobre a viabilidade deste cultivo na propriedade em questão, considerando as diversas influências que podemos ter no campo. É possível também que estudemos onde seria mais adequado se adquirir uma propriedade para o cultivo de uma cultura em específico, procurando locais com maior adaptação às exigências da cultura. Tais estudos e direcionamentos visam uma decisão mais assertiva para o agricultor, embasando-se em dados concretos e prevenindo erros que podem levara grandes prejuízos financeiros.
Sempre procure informações
A ESALQ Júnior Consultoria trabalha justamente neste ponto, ajudando o produtor iniciante a começar uma produção com a cultura melhor adaptada ao seu local, com as recomendações de manejo personalizadas e um estudo do mercado da região. Para produtores já estabelecidos são recomendadas práticas para aumento de produtividade e estudos para expansão. Também acompanhamos de perto os tantos desafios que o campo proporciona. Visando sempre maiores produtividades com consciência, e o crescimento do agronegócio Brasileiro.
Caso tenha interesse em saber mais sobre a aplicação prática destes conhecimentos entre em contato conosco que lhe forneceremos maiores informações sobre serviços como: Estudo de mercado, Manual de implantação, e Viabilidade técnica de culturas e propriedades.
Gostou do tema? Leia mais sobre
Como preparar o solo para o plantio
ou
Como o cultivo protegido te levará mais longe
Escrito por Luísa Íscaro Benedito